Atividades do Maranhão mudam a identidade visual
embora a identidade visual tenha sido modificada, o propósito, valores e princípios dessas atividades significativas permanecem inalterados.
Notícias
12.07.2023 15:53:00 | 3 minutos de leitura

O Maranhão passa por mudanças em suas atividades, com a adoção de uma nova identidade visual para o LAR CALÁBRIA e o CESJO, a partir do dia 12 de julho. O objetivo dessa mudança é promover a unidade com a identidade visual da Congregação Pobres Servos da Divina Providência no Brasil.
No início deste ano, a Delegação Nossa Senhora Aparecida já havia realizado essa alteração, alinhando sua identidade visual à casa mãe na Itália. Clique aqui para ler.
É importante ressaltar que, embora a identidade visual tenha sido modificada, o propósito, valores e princípios dessas atividades significativas permanecem inalterados.
LAR CALÁBRIA
O Lar Calábria iniciou suas atividades em 28 de março de 1984, no centro da capital maranhense, São Luís, com o objetivo de acolher crianças e adolescentes em situação de rua.
A partir de 2011, o Lar Calábria passou a funcionar vinculado diretamente ao Núcleo de Acolhimento do CESJO. Atualmente, o Lar Calábria recebe crianças e adolescentes em cinco Casas-Lares, localizadas em diferentes bairros, como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Planalto Anil e Maiobão, no município de Paço do Lumiar. Essas crianças e adolescentes são encaminhados pelas Promotorias de Infância e Adolescência, pelos Conselhos Tutelares e órgãos afins, e recebem educação de qualidade em um ambiente familiar, além de atendimento psicossocial especializado.
As Casas-Lares têm como objetivo resgatar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes convivência afetiva, equilibrada e saudável para o pleno desenvolvimento, conforme os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da pedagogia calabriana.

CESJO
O Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO) foi fundado em 10 de fevereiro de 1988. É mantido pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência, uma entidade católica sem fins lucrativos que chegou ao Brasil em 1961 e ao Maranhão em 1983.
O primeiro trabalho do Instituto em São Luís foi o Lar do Menor Dom Calábria, que acolhia crianças em situação de rua. Em 1988, o CESJO foi fundado no bairro da Cidade Operária, tornando-se a primeira escola da comunidade. Sua missão era oferecer acolhida e oportunidades de educação e profissionalização a jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. Em 2007, o CESJO iniciou o atendimento de reabilitação, capacitação e inclusão de pessoas com deficiência através do Projeto Ariane, que oferecia cursos profissionalizantes, atendimento clínico e psicossocial.
A partir de 2013, o Lar Calábria passou a funcionar diretamente vinculado ao Núcleo de Acolhimento do CESJO, acolhendo crianças e adolescentes em suas Casas-Lares. Em 2014, o CESJO ampliou sua atuação ao oferecer atendimento especializado a pessoas com deficiência e suas famílias por meio do Centro Dia de Referência da Pessoa com Deficiência.



Mais em Notícias
- Paróquia São Vicente de Paulo em Ponta Porã celebra a Festa de seu padroeiroNa noite do último dia 27 os devotos de São Vicente de Paulo reuniram-se para celebrar a Santa Missa em honra ao seu padroeiro.
28.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Família Calabriana se prepara para Novena a São João CalábriaQue essa novena seja uma oportunidade para todos os participantes buscar e viver a santidade, seguindo o exemplo de São João Calábria e fortalecend...
27.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria deixam o Brasil após peregrinação marcanteAo longo de 45 dias, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar das relíquias de São João Calábria, experimentando momentos de fé...
22.09.2023 | 4 minutos de leitura
- Relíquias se despedem de Feira de Santana, deixando legado de confiança à Providência e chamado à santidadeFindada a programação oficial, as relíquias já se despedem de Feira de Santana e do Brasil, mas deixam um precioso legado: a confiança e o abando...
21.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria levam emoção no segundo dia de exposição em Feira de SantanaNeste segundo dia as relíquias estiveram em exposição na Comunidade N. Sra. Aparecida, na Catedral e na Igreja Matriz, Nossa Senhora das Graças.
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Com alegria e devoção, fiéis recepcionam relíquias de São João Calábria em Feira de SantanaA visita faz parte da Exposição Itinerante Terra & Sangue, em comemoração aos 150 anos de vida do santo. As relíquias estão percorrendo todo o m...
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria encerra sua Jornada em JacundáA jornada da Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria no Brasil está chegando ao seu fim. Após passar por diversos estados, a e...
18.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Missa encerra Exposição Itinerante na Paróquia São João BatistaAntes da bênção final, foi realizada a tradicional coleta da terra, um gesto simbólico que representa a conexão entre o passado, presente e futur...
17.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Buscar o Reino de Deus é a centralidade do discipulado, diz Dom Vital"São João Calábria viveu uma vida transbordante de caridade".
16.09.2023 | 2 minutos de leitura
- "Vocês são as relíquias vivas de São João Calábria", afirma Dom AlbertoMilhares de pessoas prestigiaram esses dois dias em que as relíquias permaneceram em Marituba, no estado do Pará.
15.09.2023 | 2 minutos de leitura