Se alguém dá sinais de vocação, cultiva-o segundo o nosso espírito
A vocação depende em primeiro lugar de Deus, e Deus não deixa de suscitar em abundância as vocações, segundo os desígnios da Providência.
Espiritualidade Calabriana
24.10.2023 08:00:00 | 2 minutos de leitura

Caríssimo Irmão sinto o impulso de escrever uma palavra especial para ti. Nós Pobres Servos passamos. Cada um na sua vez terá que deixar esta pobre terra de exílio, mas a Obra deve permanecer e se desenvolver. Pois bem, do que ela depende para que permaneça de forma perene? Do fato de que haja alguém que tome o lugar deixado vazio por quem partiu para o céu.
A vocação depende em primeiro lugar de Deus, e Deus não deixa de suscitar em abundância as vocações, segundo os desígnios da Providência. Porém sabemos que Deus quer servir-se também dos homens, como instrumentos e seus auxiliares. ‘Quem te criou sem ti, não te salvará sem ti...’ (Santo Agostinho) é uma frase que pode ser aplicada à vocação.
Então, para atrair almas preparadas pela Providência, é muito importante: a vida, o exemplo, a palavra de quem já se consagrou a Deus; com a sua serenidade, com o seu espírito de sacrifício, com o contentamento de ânimo, com a dedicação completa aos outros... Quem vive assim mostra quão bonita é a vocação ao apostolado e quão alegre é o serviço do Senhor também nesta vida.
Tu, meu querido Irmão, fica atento a cada oportunidade que a Providência te oferece para fazer conhecer a Obra, o espírito, as atividades, os sacrifícios, as satisfações e o mérito de quem a ela se consagra. Tu terás dupla recompensa no Céu: antes, porque tu mesmo serviste bem ao Senhor e depois porque tu estimulaste outros a tomarem o teu lugar, tendo garantido de tua parte a perenidade da Obra. Assim jogarás uma semente que o Senhor com certeza abençoará. Toma a peito a Obra e as almas que abordas: não vai faltar-te oportunidade para atrair alguém.
Eis o que senti o impulso de dizer em particular para ti, neste meu Jubileu Sacerdotal. Tenho certeza que tu farás tesouro disso. Se notares que alguém dá sinais de vocação, cultiva-o segundo o nosso espírito e reza ao Senhor para que abençoe o teu trabalho. Entretanto, eu rezarei ao Espírito Santo, para que te ilumine e guie os teus passos, de sorte que tu possas fazer alguma coisa a este respeito.
São João CalábriaTrecho do Livro Retornemos ao EvangelhoPara ler os demais trechos publicados, clique aqui.
Mais em Espiritualidade Calabriana
- Unidos no doce vínculo do amorOs Religiosos amem-se entre si fraternalmente, não fiquem contentes apenas com o nome de irmãos, mas se esforcem por sê-lo.
07.12.2023 | 2 minutos de leitura
- Somos irmãosNós estamos reunidos com o suave vínculo da caridade. A caridade, portanto, reine sempre na Casa do Deus da caridade.
05.12.2023 | 1 minutos de leitura
- Confiar no SenhorNenhuma preocupação com recursos materiais: estes hão de vir, se nós fizermos a nossa parte.
30.11.2023 | 2 minutos de leitura
- Não vos angustieisBuscar a Deus, a sua glória, a própria santificação, as almas, só as almas e, entre elas, as mais pobres, as mais abandonadas, verdadeiras pérol...
28.11.2023 | 2 minutos de leitura
- Casante lança carta anual sobre tema da pazNeste dia que celebramos os 116 anos de fundação da Família Calabriana, o Casante, Padre Massimiliano Parrela, lançou a nova carta com o título S...
26.11.2023 | 2 minutos de leitura
- Filhos da providênciaQuando nesta Obra falta a Providência, normalmente é porque falhamos no nosso programa, nossa vida não é de religiosos, de filhos da Providência.
23.11.2023 | 2 minutos de leitura
- Filial abandono na providência de DeusBuscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todo o resto vos será dado por acréscimo’ (Mt 6,33).
21.11.2023 | 1 minutos de leitura
- Deus existe e cuida de nósA Obra deve ser uma grande luz, um sol que mostra a todos a Providência de Deus.
16.11.2023 | 2 minutos de leitura
- Procurem o santo Reino de DeusO carisma da nossa Obra consiste em mostrar ao mundo que a divina Providência existe de verdade, que Deus não é estrangeiro, e sim Pai, e pensa em ...
14.11.2023 | 2 minutos de leitura
- Vocação missionáriaOh, meus queridos e amados irmãos, procurem dar valor e amar muito a sua vocação
07.11.2023 | 1 minutos de leitura