São João Calábria visita-nos com a sua carta
Padre Calábria deixou-nos tantas cartas, uma verdadeira mina de preciosos fragmentos do seu pensamento.
Notícias
22.07.2023 07:00:00 | 7 minutos de leitura

Esta página que nos visitará é muito delicada, porque tanto o papel como a tinta usada podem ser arruinados pela umidade. Mas escolheu dar a volta ao mundo para estar nas tuas mãos, porque a mensagem que carrega é demasiado importante!
O destinatário original era um estudante da casa de formação, que tinha escrito uma carta ao Padre Calábria, como era costume naquele tempo. É bom ver como esta pequena partilha desencadeia uma onda de entusiasmo por parte de Padre Calábria em relação àquele pobre estudante que se chamava Giuseppe Bistaffa. Quem conhece um pouco a história da nossa Família Religiosa sabe que padre Giuseppe Bistaffa se tornará o sucessor de São João Calábria como o terceiro Casante da Obra.
Mas porque é tão especial? Essa "pequena" exortação tantas vezes repetida, mas aqui entusiasticamente escrita pelo próprio São João Calábria duas vezes consecutivamente: "Torna-te santo, torna-te santo, caro Bistaffa".
Vamos tentar pôr o nosso nome em vez do de Bistaffa? Certamente Padre Calábria dir-nos-ia o mesmo: "Torna-te santo...” São João Calábria gostava de escrever! Porque não se contentava em chegar às pessoas que o rodeavam, mas com a sua mensagem, queria chegar a quanto mais gente possível! Amigos e benfeitores, autoridades civis e eclesiásticas, pessoas conhecidas e povos distantes. Quando tinha algo importante para partilhar, nada podia detê-lo, nem mesmo o não conhecer a língua! Por exemplo, ao escritor inglês Clive Staples Lewis, professor de Oxford (o autor dos livros " Cartas de um diabo a seu aprendiz " e "As Crónicas de Nárnia", só para ser recordar), não sabendo inglês, escreveu em latim, e assim conseguiram se comunicar.
Para São João Calábria partilhar intuições e desejos para o Reino de Deus foi a forma de envolver o outro nos seus sonhos, e ao mesmo tempo quase "desprender-se" da sua intuição, confiando-o a um processo de discernimento externo de si próprio (o seu Padre espiritual, por exemplo, o Abade Caronti, ou outras personalidades eminentes com quem tinha correspondência frequente) precisamente para verificar a certeza do seu próprio pensamento e intuição e entender se foi de acordo com a vontade de Deus.
Padre Calábria deixou-nos tantas cartas, uma verdadeira mina de preciosos fragmentos do seu pensamento. Graças aos seus muitos escritos podemos dizer hoje que a mensagem que mais lhe foi importante para lembrar a todos era responder ao amor de Deus para sempre! Não perder essa resposta foi a forma de "tornar-se santos". Um convite esmagador, aquele apelo à santidade que assim se tornou o motor de todas as escolhas e desejos.
Mas a santidade para nós é um belo desejo dos tempos passados ou ainda pode ser o que nos move, propulsão e causa do nosso fazer?
DOS ESCRITOS DE SÃO JOÃO CALÁBRIA
Meu querido Bistaffa,
A paz e a graça de Deus esteja sempre contigo. A tua carta deu-me tanto prazer e no Senhor digo-te para cooperares nas grandes graças que o Senhor te concedeu de modo particular chamando-te à sua Casa.
Eu te recomendo que fiques sereno, seu estudo é amar muito Jesus, para então um dia fazê-lo amado por muitas e muitas almas. Lembra-te que a vida atual é uma vida de exílio, de batalha, mas o Senhor está sempre perto de nós com sua graça e ajuda.
Sê humilde, sempre honesto com seus superiores, dê muita importância à vida interior e o Senhor estará contigo.
Reza, reza sempre por mim, mas lembra-te; Eu te abençoo junto com os queridos aspirantes, lembro de ti e ti abençoo. Faça-te santo, faça-te santo, querido Bistaffa. Em C. J. Sac. J. Calábria. (Carta ao Pe. Giuseppe Bistaffa - 15-2-1939) ****
“O quietismo é uma traição, mas a heresia da ação também é uma traição. O apóstolo deve guardar-se destes caminhos divergentes que o desviariam e deve registar a sua alma, a cada instante, no grande relógio da vontade de Deus. Por favor, releiam estas sábias e santas reflexões, das quais terão muito que aprender, serem dignos de vossa vocação e determinar-vos ao heroísmo da santidade. A santidade, meus queridos e amados Irmãos, é a solução para tantas dificuldades; santidade segundo o estado de cada um, mas que reproduza em nós o verdadeiro rosto de Cristo, para sermos Evangelhos e Cristos vivos.” (Carta aos Irmãos Externos - Agosto de 1948) “Estou enviando a você estes poucos santos [são pequenas fotos de santos que Pe. Calábria coletou e compartilhou com as pessoas, neste caso ele os envia a seu pai espiritual] que contam todo o meu grande desejo de começar seriamente a amar a Jesus bendito e como cristão, e como sacerdote, e como membro indigno desta grande Obra nascida do Sagrado Coração de Jesus.” (Carta ao Padre Natal de Jesus - 16-06-1913) “Não quero deixar passar este último dia de graças e dons celestiais sem vos recomendar, de joelhos, a começar uma vida santa segundo o espírito puro e genuíno da Obra. Primeiro por vocês, e depois pela própria Obra… com a graça divina, recomeçar nossos passos e marchar, avançar no caminho de nossa santificação”. (Cartas às Irmãs - 29 de outubro de 1949) “Começar o caminho da nossa santificação, porque da nossa santificação depende a vida, o desenvolvimento, a difusão e a estabilidade da Obra do Senhor.” (Palestras e exortações de São João Calábria)
DOCUMENTOS DA IGREJA Da Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate” n° 14 e 15:
“Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais. Deixa que a graça do teu Batismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por Ele, escolhe Deus sem cessar. Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade e, no fundo, esta é o fruto do Espírito Santo na tua vida (cf. Gal 5, 2223). Quando sentires a tentação de te enredares na tua fragilidade, levanta os olhos para o Crucificado e diz-Lhe: «Senhor, sou um miserável! Mas Vós podeis realizar o milagre de me tornar um pouco melhor». Na Igreja, santa e formada por pecadores, encontrarás tudo o que precisas para crescer rumo à santidade. «Como uma noiva que se adorna com as suas joias» (Is 61, 10)”
Assistir ao vídeo no Youtube, clique aqui.
Assistir ao vídeo no Facebook, clique aqui.
Acompanhe todas as publicações sobre a visita das Relíquias, clicando aqui.
Fonte: Jubilee-Book
Mais em Notícias
- Relíquias de São João Calábria deixam o Brasil após peregrinação marcanteAo longo de 45 dias, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar das relíquias de São João Calábria, experimentando momentos de fé...
22.09.2023 | 4 minutos de leitura
- Relíquias se despedem de Feira de Santana, deixando legado de confiança à Providência e chamado à santidadeFindada a programação oficial, as relíquias já se despedem de Feira de Santana e do Brasil, mas deixam um precioso legado: a confiança e o abando...
21.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria levam emoção no segundo dia de exposição em Feira de SantanaNeste segundo dia as relíquias estiveram em exposição na Comunidade N. Sra. Aparecida, na Catedral e na Igreja Matriz, Nossa Senhora das Graças.
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Com alegria e devoção, fiéis recepcionam relíquias de São João Calábria em Feira de SantanaA visita faz parte da Exposição Itinerante Terra & Sangue, em comemoração aos 150 anos de vida do santo. As relíquias estão percorrendo todo o m...
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria encerra sua Jornada em JacundáA jornada da Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria no Brasil está chegando ao seu fim. Após passar por diversos estados, a e...
18.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Missa encerra Exposição Itinerante na Paróquia São João BatistaAntes da bênção final, foi realizada a tradicional coleta da terra, um gesto simbólico que representa a conexão entre o passado, presente e futur...
17.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Buscar o Reino de Deus é a centralidade do discipulado, diz Dom Vital"São João Calábria viveu uma vida transbordante de caridade".
16.09.2023 | 2 minutos de leitura
- "Vocês são as relíquias vivas de São João Calábria", afirma Dom AlbertoMilhares de pessoas prestigiaram esses dois dias em que as relíquias permaneceram em Marituba, no estado do Pará.
15.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Formação do Primeiro Grupo Calabriano em GuarabiraRezemos para que esta semente dê muitos e bons frutos.
14.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria em MaritubaAs Comunidades Nossa Senhora da Paz e São João Calábria foram sede da Exposição.
14.09.2023 | 2 minutos de leitura