São João Calábria visita-nos com a carteira
Demos com alegria o que temos: a força, a mente, o coração, a voz, a vida, certos de que Jesus será a nossa recompensa. Lembrem-se de que fazer caridade é uma graça de Deus e é preciso ser dignos para fazê-la.
Notícias
26.07.2023 08:00:00 | 4 minutos de leitura

A caridade é como o sol
Esta carteira está vazia! Não tem nada para roubar, mas é muito preciosa... Objeto comum, pertencente há quem sabia dar-lhe o lugar certo na organização de uma família, digamos, bastante exigente para gerir. Não era estranho que a carteira de São João Calábria estivesse vazia, porque tudo o que chegava era imediatamente usado para as necessidades da Casa. Parcialmente verdade. Tudo o que chegava era usado para louvar a Providência, que nunca faltou ao necessário! São João Calábria fala-nos com a sua carteira Certamente, de todos os objetos, este é o mais falador, porque ficava sempre "de boca aberta"... e porque já viu tantos fatos concretos que falam do "abandono na Providência".
Na raiz de todas as escolhas econômicas estava a confiança ilimitada em Deus Pai, que não abandonaria a sua Obra, e o "pobre Casante" tinha de recorrer apenas a Ele, não ao apoio humano.
E a Providência de Deus não demorou muito a chegar, começando com aquela primeira providência que era a "cabeça no pescoço". Mas esta carteira é também uma testemunha preciosa relativamente a outro aspecto extraordinário do Padre João Calábria: desafiava a Providência de Deus através de gestos de caridade, partilhando o pouco que tinha com aqueles que eram mais pobres, apesar das milhares necessidades da Casa! Esta era a sua verdadeira riqueza, semeando a caridade com a certeza de que Deus não se deixaria superar na generosidade.
Pode parecer estranho, mas a carteira de São João Calábria ainda tem muitas coisas para nos dizer, mesmo no complexo mundo da economia contemporânea, sobre como poderíamos fazer uma gestão eficiente e eficaz.... Sim, mas em relação ao quê? DOS ESCRITOS DE SÃO JOÃO CALÁBRIA: Lembremo-nos do nosso programa: não vos angustieis com a vossa vida... e pratiquemos a caridade. Demos com alegria o que temos: a força, a mente, o coração, a voz, a vida, certos de que Jesus será a nossa recompensa. Lembrem-se de que fazer caridade é uma graça de Deus e é preciso ser dignos para fazê-la. Não invejemos ninguém por ter terras, dinheiro, confortos, prazeres, honras, e muitas vezes são dignos de pena porque têm como castigo as dádivas da terra e as carteiras estão cheias e os corações vazios. (Carta aos Religiosos, 1951) E pela vossa oração e pelo vosso bom comportamento, o Senhor manterá graciosamente o seu rosto na Casa, e encontrará corações dignos de se tornarem ministros da sua Providência, pessoas verdadeiramente afortunadas, de quem se diz na Escritura: "Bem-aventurado aquele que sabe compreender e atender às necessidades dos pobres e necessitados: no dia da justiça o Senhor os salvará".
Fazendo a caridade, à luz da Fé e da experiência, terão também as bênçãos materiais, porque a caridade não empobrece ninguém, mas é fonte de riqueza. Nem todo mundo entende essa verdade; é uma grande graça do Senhor entendê-la; e devemos fazer-nos dignos dela, com uma vida de grande amor a Deus e ao próximo. A quantos o Senhor deixa o seu dinheiro como castigo, porque não compreendem o valor da caridade! (Carta aos ex-alunos, publicada na revista L'Amico em outubro de 1941) Oh, você é bem-aventurado por ter respondido ao convite do Senhor! Não é para todos seguirem os planos de Deus; mas apenas para aqueles que se fazem dignos. No Céu compreenderemos quão grande é o dom de trabalhar pelo desenvolvimento das obras de Deus e que belo prêmio para os ministros da Providência! (Carta a Giovanni Boschiero, 31 de agosto de 1951)
Assistir ao vídeo no Youtube, clique aqui.
Assistir ao vídeo no Facebook, clique aqui.
Acompanhe todas as publicações sobre a visita das Relíquias, clicando aqui.
Fonte: Jubilee-Book
Mais em Notícias
- Relíquias de São João Calábria deixam o Brasil após peregrinação marcanteAo longo de 45 dias, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar das relíquias de São João Calábria, experimentando momentos de fé...
22.09.2023 | 4 minutos de leitura
- Relíquias se despedem de Feira de Santana, deixando legado de confiança à Providência e chamado à santidadeFindada a programação oficial, as relíquias já se despedem de Feira de Santana e do Brasil, mas deixam um precioso legado: a confiança e o abando...
21.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria levam emoção no segundo dia de exposição em Feira de SantanaNeste segundo dia as relíquias estiveram em exposição na Comunidade N. Sra. Aparecida, na Catedral e na Igreja Matriz, Nossa Senhora das Graças.
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Com alegria e devoção, fiéis recepcionam relíquias de São João Calábria em Feira de SantanaA visita faz parte da Exposição Itinerante Terra & Sangue, em comemoração aos 150 anos de vida do santo. As relíquias estão percorrendo todo o m...
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria encerra sua Jornada em JacundáA jornada da Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria no Brasil está chegando ao seu fim. Após passar por diversos estados, a e...
18.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Missa encerra Exposição Itinerante na Paróquia São João BatistaAntes da bênção final, foi realizada a tradicional coleta da terra, um gesto simbólico que representa a conexão entre o passado, presente e futur...
17.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Buscar o Reino de Deus é a centralidade do discipulado, diz Dom Vital"São João Calábria viveu uma vida transbordante de caridade".
16.09.2023 | 2 minutos de leitura
- "Vocês são as relíquias vivas de São João Calábria", afirma Dom AlbertoMilhares de pessoas prestigiaram esses dois dias em que as relíquias permaneceram em Marituba, no estado do Pará.
15.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Formação do Primeiro Grupo Calabriano em GuarabiraRezemos para que esta semente dê muitos e bons frutos.
14.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria em MaritubaAs Comunidades Nossa Senhora da Paz e São João Calábria foram sede da Exposição.
14.09.2023 | 2 minutos de leitura