Projetos e atividades socioeducacionais promovem a vida de crianças e adolescentes em Porto Alegre.
No sul do país, através da Rede Calábria (Instituto Pobres Servos), são desenvolvidos diversos projetos tendo crianças e adolescentes como público alvo.
14.09.2021 16:20:07 | 3 minutos de leitura

Em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania
(FASC), são atendidas 580 crianças e adolescentes no projeto Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 10 unidades de atendimento no
Município de Porto Alegre.
Para o público dessa faixa etária, o SCFV além de promover a
convivência, visa também preparar crianças e adolescentes para o
exercício de sua cidadania por meio da participação social, assegurando dessa
forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia.
São objetivos específicos do SCFV para esta faixa etária complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais. Além de assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
Beneficiários do SCFV
construíram mapas de Porto Alegre e fizeram um tour de pesquisa pela cidade.
As atividades também ampliam o universo informacional,
artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimulam o
desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua
formação cidadã. Estimular a participação na vida pública do território e
desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do
mundo contemporâneo são fatores igualmente importantes neste projeto. Tanto
quanto contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema
educacional.
O SCFV também atende
educandos de 15 a 17 anos
Também em parceria com a FASC, são desenvolvidas atividades
para adolescentes de 15 a 17 anos, em 5 unidades da Rede Calábria,
atendendo 276 beneficiários. Para essa faixa etária, o SCFV objetiva
fortalecer a convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou
a permanência dos adolescentes na escola, por meio do desenvolvimento de
atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma
formação geral para o mundo do trabalho.
Espaços de atividade desconstruídos e inovadores são palcos
de experiência dos projetos da Rede Calábria.
São objetivos específicos do SCFV para esta faixa etária
complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento
de adolescentes para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; Também
se observa assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário
e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e
respeito mútuo.
As propostas possibilitam o desenvolvimento de
potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã. Além de
vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social. Os educandos são
estimulados a participação na vida pública do território e a desenvolver
competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno.
Em parceria com a
Secretaria Municipal de Educação, são desenvolvidos os projetos Educação
Integral e Construindo Futuros
O projeto Educação Integral consiste na oferta educacional
de serviços pedagógicos na modalidade currículo complementar/educação em tempo
integral, por cinco horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira, conforme
calendário escolar das escolas, para estudantes regularmente matriculados em
escolas municipais de ensino fundamental.
O trabalho pedagógico desse projeto contempla os quatro
eixos do conhecimento: letramento, numeramento, iniciação científica e educação
do sensível. Nesse projeto são atendidas 750 Crianças e adolescentes em 4
unidades da Rede Calábria. Tudo é feito com espírito de fraternidade e olhar
permanente para a pedagogia calabriana e carisma da Obra. Que a Divina
Providência siga abençoando estas parcerias e colaborando com a causa
estratégia da Rede Calábria de acolher promovendo vidas.
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