Primeira Santa Missa do Padre Rafael Pedro Susrina na Paróquia Nossa Senhora da Salete
A Primeira Missa do Padre Rafael Pedro Susrina marcou o início de uma jornada espiritual e pastoral.
Notícias
04.09.2023 14:16:03 | 4 minutos de leitura

No Dia do Senhor, 3 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Erechim, Rio Grande do Sul, foi palco de uma ocasião solene e repleta de emoção: a Primeira Santa Missa do Padre Rafael Pedro Susrina.
A cerimônia religiosa foi conduzida com grande fervor e amor, co-celebrada pelo Pe. Massimiliano Parrela, Superior Geral; Pe. Jaime, Delegado dos Pobres Servos no Brasil; Pe. André, Pároco; Pe. Edegar, Vigário; Pe. Benildo de Rio Grande-RS; Pe. Jardel de Feira de Santana-BA; Pe. Eduardo de Campo Grande-MS; Pe. Cláudio de Porto Alegre-RS; Pe. Gilmar de Porto Alegre-RS e Pe. Lucas, Animador Vocacional da Diocese de Erechim.
A presença dos Irmãos Pobres Servos, representados por Silvio, Quintino e Deivid, da cidade de Porto Alegre-RS, trouxe um sentimento de unidade e apoio à jornada do Padre Rafael. Também estiveram presentes a Ir. Gisele, Pobre Serva; a Ir. Antônia, Missionária dos Pobres; e a Ir. Simoni, Irmã Murialdina, demonstrando a amplitude do apoio espiritual que envolveu essa celebração única.
Além dos membros consagrados da Congregação, a Missa contou com a participação calorosa de noviços, postulantes e aspirantes que estão seguindo o mesmo caminho de dedicação e serviço religioso.
Familiares do neo-sacerdote, incluindo seus pais, irmã e avó, estiveram presentes para testemunhar e compartilhar a alegria deste momento singular. A comunidade paroquial também se uniu em oração e celebração, tornando este evento memorável não apenas para o Padre Rafael, mas para todos aqueles que tiveram a bênção de participar.
A Primeira Missa do Padre Rafael Pedro Susrina marcou o início de uma jornada espiritual e pastoral e é um testemunho do comprometimento contínuo da Igreja em formar líderes religiosos dedicados ao serviço de Deus e da comunidade. Que essa celebração inspire a todos a continuarem a caminhar na fé e no amor cristão.
Aproveitamos a ocasião para dirigir algumas perguntas ao Padre Rafael.
1- Como foi presidir a primeira Santa Missa?
“Dizer que não tenho palavras para descrever parece ser um clichê muito usado nesses momentos sublimes, de fato, palavras não são suficientes para descrever o que significa amar Deus e desejar servi-lo com toda minha vida, e agora como Ministro Ordenado: Padre.
Presidir a Santa Missa só é possível pela graça e misericórdia de Deus, mérito meu não existe, sou um instrumento e por isso preciso fazer a vontade de Deus em todo momento, servindo-O sempre, com toda adoração e compenetração. Desejo assim ‘concorrer para aumentar a glória de Deus e promover a vida divina nos homens’.
Sendo este ministério uma busca pela unidade: ‘Ut unum sint’ (Jo 17,21), e ocupando-se das ‘almas, almas, almas’ como clamava São João Calábria nosso Santo Fundador.”
2- Mensagem aos jovens e ao povo de Deus.
“A alegria de servir a Cristo é uma graça de todos os cristãos, não só dos religiosos ou dos padres. Por isso gostaria de vos exortar a viver intensamente a vossa vida em Deus, doando toda a energia que possuem, os jovens com a vitalidade e o impulso ao novo que é próprio desta etapa, e a todo o povo de Deus na cotidianidade da vida dar sempre graças a Deus, pelo sofrimento, pela vida, pela dor, pelos dons, pelo trabalho, pela família, pela morte e pela ressurreição...
Servir a Cristo precisa ser nosso desejo sincero, por isso rezo para que todos nós, batizados, vivamos o dom que recebemos e assim correspondamos a vocação que Deus nos concedeu. Não fugindo do chamado e nem se perdendo em minúcias, mas dirigindo-se ao ‘reino para todos preparado’ (Mt 25,34).
Que a cruz de Cristo seja nossa luz e esperança.
Vos abençoo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
3- Outras considerações...
"Agradeço imensamente a presença de todos na Ordenação e Primeira Missa, especialmente ao Casante da Família Calabriana, e ao Pe. Benildo que proferiu uma belíssima homilia; além da graça particular de ser ordenado dentro do Jubileu dos 150 anos de Nascimento de São João Calábria: um sinal de fé e esperança ao mundo."


















Mais em Notícias
- Paróquia São Vicente de Paulo em Ponta Porã celebra a Festa de seu padroeiroNa noite do último dia 27 os devotos de São Vicente de Paulo reuniram-se para celebrar a Santa Missa em honra ao seu padroeiro.
28.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Família Calabriana se prepara para Novena a São João CalábriaQue essa novena seja uma oportunidade para todos os participantes buscar e viver a santidade, seguindo o exemplo de São João Calábria e fortalecend...
27.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria deixam o Brasil após peregrinação marcanteAo longo de 45 dias, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar das relíquias de São João Calábria, experimentando momentos de fé...
22.09.2023 | 4 minutos de leitura
- Relíquias se despedem de Feira de Santana, deixando legado de confiança à Providência e chamado à santidadeFindada a programação oficial, as relíquias já se despedem de Feira de Santana e do Brasil, mas deixam um precioso legado: a confiança e o abando...
21.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria levam emoção no segundo dia de exposição em Feira de SantanaNeste segundo dia as relíquias estiveram em exposição na Comunidade N. Sra. Aparecida, na Catedral e na Igreja Matriz, Nossa Senhora das Graças.
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Com alegria e devoção, fiéis recepcionam relíquias de São João Calábria em Feira de SantanaA visita faz parte da Exposição Itinerante Terra & Sangue, em comemoração aos 150 anos de vida do santo. As relíquias estão percorrendo todo o m...
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria encerra sua Jornada em JacundáA jornada da Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria no Brasil está chegando ao seu fim. Após passar por diversos estados, a e...
18.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Missa encerra Exposição Itinerante na Paróquia São João BatistaAntes da bênção final, foi realizada a tradicional coleta da terra, um gesto simbólico que representa a conexão entre o passado, presente e futur...
17.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Buscar o Reino de Deus é a centralidade do discipulado, diz Dom Vital"São João Calábria viveu uma vida transbordante de caridade".
16.09.2023 | 2 minutos de leitura
- "Vocês são as relíquias vivas de São João Calábria", afirma Dom AlbertoMilhares de pessoas prestigiaram esses dois dias em que as relíquias permaneceram em Marituba, no estado do Pará.
15.09.2023 | 2 minutos de leitura