Postulantes apresentam TCC concluindo a Filosofia
Na segunda quinzena do mês de novembro foram apresentados os trabalhos de conclusão do curso.
Notícias
28.11.2022 10:57:35 | 2 minutos de leitura

Os jovens formandos na etapa do Postulantado, Eduardo Gomes da Silva Júnior, Jairo Ferreira de Melo e Maicon Maccari apresentaram seus Trabalhos de Conclusão do Curso de Filosofia na PUCRS. Foram três intensos anos de estudos acadêmicos coroados com esse momento significativo para eles.
Eduardo é natural de Limoeiro – PE e iniciou sua caminhada formativa na Congregação ingressando no Centro de Orientação Vocacional Mãe de Deus em Feira de Santana – BA. Jairo, natural de Anguera – BA, também realizou sua caminhada inicial na mesma casa. Maicon, natural de Porto Alegre – RS, principiou seu percurso de discernimento vocacional no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha – RS.
Na Casa de Formação São José, em Porto Alegre, os jovens realizaram a etapa do Aspirantado e junto a sede da Delegação, na mesma cidade, fizeram a etapa do Postulantado por dois anos. Ao longo do percurso formativo foram acompanhados pelo Pe. Jardel, na Bahia, Pe. Gustavo em Farroupilha e depois em Porto Alegre e ainda pelo Pe. Hermes durante a etapa do Aspirantado.
Aos concluintes do curso de Bacharel em Filosofia, foi pedido que descrevessem em uma frase o tema apresentado:
Eduardo: “A empatia segundo Edith Stein em relação ao diálogo e a intersubjetividade, promove uma investigação filosófica no campo da fenomenologia, no qual conceitos de empatia, no movimento fenomenológico, estão interligados com a intersubjetividade da pessoa.”

Jairo: “Tema: Prudência em Santo Tomás de Aquino: uma reflexão para o século XXI. A prudência é a reta razão aplicada ao agir. Virtude pela qual o ser humano toma decisões acertadas e pautas na verdade, na realidade e no bem comum.

Maicon: “O título da monografia: 'a história da sexualidade como vontade de saber em Michel Foucault’, apresentando a sexualidade que se torna objeto de saber através da relação saber - poder - sexo, pois a sexualidade é utilizada pelo poder para esta vontade de saber.




Mais em Notícias
- No tempo de Deus - Pobres Servos assumem a Paróquia Santa Cruz de Nova MilanoAlém do Seminário e do Noviciado Nossa Senhora de Caravaggio, Congregação assume também uma Paróquia em Farroupilha/RS
06.02.2023 | 4 minutos de leitura
- Papa: a vida consagrada é árida se ‘nos servirmos’ em vez de ‘servir’Para viver bem a vocação o Papa sugere aos religiosos superar desafios como “a mediocridade espiritual, a comodidade mundana e a superficialidade...
03.02.2023 | 5 minutos de leitura
- Noviciado Nossa Senhora de Caravaggio completa 50 anosAo escrever aos noviços em 1934, São João Calábria dizia: "quando se ama a Deus, quando no coração se possui a sua paz, tudo é doce, tudo é al...
01.02.2023 | 7 minutos de leitura
- Um testemunho de féTrouxemos até você o testemunho de fé da Auxiliadora Carvalho, leiga calabriana, que mora em Marituba / Pará.
30.01.2023 | 3 minutos de leitura
- Papa: o matrimônio é um bem de valor extraordinário para todosFrancisco partilhou algumas reflexões sobre o matrimônio, "pois na Igreja e no mundo existe uma grande necessidade de redescobrir o significado e o ...
27.01.2023 | 4 minutos de leitura
- Maria, nossa confiançaDepois de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria é a mais poderosa advogada que possuímos lá no céu.
26.01.2023 | 2 minutos de leitura
- O Espírito Santo, primeiro dom concedido aos fiéisFoi o Espírito Santo que, da multidão de fiéis, constituiu a primeira comunidade e era um só coração e uma só alma;
24.01.2023 | 2 minutos de leitura
- Irmã Jandira foi reeleita ModeradoraComunicamos a toda Família Calabriana que a Irmã Jandira foi reeleita como Moderadora das Irmãs Missionárias dos Pobres.
20.01.2023 | 1 minutos de leitura
- Encerrados os três períodos de Exercícios EspirituaisCOMEÇAR foi o tema transversal dos três ciclos.
20.01.2023 | 2 minutos de leitura
- Mensagem à Família CalabrianaMensagem final da Assembleia das Delegações
12.01.2023 | 3 minutos de leitura