Percurso Espiritual preparando a visita das relíquias
Os sapatos foram escolhidos como o "primeiro passo" da Exposição Itinerante. Não são sapatos especiais, são os seus sapatos normais que ele usava!
Notícias
18.07.2023 10:25:44 | 7 minutos de leitura

Neste Ano Jubilar Calabriano queremos que seja o próprio nosso Pai, Padre João Calábria, através da Exposição Itinerante “Terra&Sangue”, a visitar todas as “terras santas e abençoadas” nas quais hoje se vive o Carisma que, por meio dele, nos foi doado! Todos os territórios nos quais hoje a Obra está presente, estão sendo visitados por esta comovente coleção de relíquias, para falar-nos da beleza deste chamado a ser “farol de santidade” e nos questionar sobre o nosso ser também hoje “luz para todas as almas até os confins da terra”. Em cada lugar no qual a Exposição fará uma etapa, toda a Família Calabriana é convidada a se reunir, programando iniciativas que considerarão oportunas para envolver, além dos Irmãos, irmãs e Leigos que são os primeiros destinatários desta visita, também a Igreja local e os nossos parceiros nas atividades daquele território, para partilhar o significado profundo deste aniversário “Jubileu” é uma expressão que lembra a alegria, a festa, um momento de graça especial que salda todas as dívidas com o passado e convida a dirigir o olhar em direção a um futuro de bênçãos e de promessas que se cumprem. Qual poderia ser a melhor perspectiva para “Começar” realmente com o objetivo da santidade do jeito de São João Calábria? As relíquias, que acolheremos em nossa Delegação, como um dom inestimável, passarão de mão em mão, nas nossas mãos, até completarem a volta pelo mundo, não com a finalidade de fazer memória de uma história passada, ou para nos aproximarmos destas como de forma mágica. A presença de objetos tão significativos, ao contrário, deverá ser memorial para o nosso presente, e, portanto, um estímulo, um encorajamento para fazer hoje aquelas escolhas que nos projetem para um futuro que não poderá ser outro se não a busca do Reino de Deus.
Acolher esta visita significa encontrar a figura histórica de São João Calábria, deixar-se questionar pela radicalidade da sua espiritualidade e estar dispostos a deixar-se iluminar pela luz do Evangelho, única que nos pode tornar mais uma vez e sempre mais “farol de santidade” ...
Acreditamos que o Espírito Santo que despertou em São João Calábria uma resposta tão forte ao chamado à santidade, ainda hoje sabe despertar experiências formidáveis de santidade em nós. O carisma doado a ele é uma estrada, uma via segura para alcançar esse objetivo, e a Exposição Itinerante é uma ferramenta para poder reconhecer o chamado a viver o mesmo carisma, hoje e decidir andar pela mesma estrada.
Vamos fazer juntos esse percurso espiritual, deixando-se motivar pelas palavras, símbolos e gestos de São João Calábria. Disponibilizamos parte do material elaborado pela equipe central com o objetivo de que todos nos preparemos com empenho para esse momento significativa da visita das Relíquias. Vamos conhecer melhor os elementos que chegarão até nós e assim viver com mais fé esse evento histórico.
1 - Até ao fim do mundo…
SÃO JOÃO CALÁBRIA NOS VISITA COM OS SEUS SAPATOS
Os sapatos foram escolhidos como o "primeiro passo" da Exposição Itinerante. Não são sapatos especiais, são os seus sapatos normais que ele usava!
São símbolo muito forte da vontade de ir longe. Começando com a escolha de usá-los, ou não... Podes decidir sentar-te confortavelmente no sofá, ou levantar-te e sair!
E sair... para onde?
Sim, também precisas de um objetivo, para te moveres, e São João Calábria tinha esse objetivo claro, que era a procura do Reino de Deus, antes de qualquer outra razão. SÃO JOÃO CALÁBRIA FALA CONOSCO COM OS SEUS SAPATOS
Se pudessem falar, os sapatos de São João Calábria falar-nos-iam da solicitude com que foram usados por ele, não só porque havia sempre tanto para fazer, mas porque a mensagem que tinha de chegar por esses pés não tinha tempo a perder!
Não o "que" fomos chamados a fazer, mas o "porquê"... E se o "porquê" foi a resposta ao apelo para ser "Evangelhos vivos", no encontro com as pessoas que esperavam por essa "boa notícia" teve de correr, às pressas!
Agradecemos-vos, sapatos, que vieram até nos com a pergunta "em que direção vais hoje? Ainda tem o mesmo entusiasmo em conhecer pessoas, por saber que são boas notícias hoje?"
Vamos trazer esta interrogação nas nossas atividades, aos nossos trabalhos, à nossa missão; aqui mesmo onde estamos, e sentir os dedos dos pés movendo-se dentro dos nossos sapatos, agora (experimenta!). Agradecemos o dom do chamamento para estar aqui e agora.
Da primeira biografia de São João Calábria (O. Foffano) Na pequena casa do Vicolo (Rua) Case Rotte, a vida ocorre ordenada e serena. Os bons meninos frequentam as escolas municipais de Santa Maria em Órgão e são auxiliadas por Pe. Diodato Desenzani, vice-pároco da paróquia na igreja vizinha de San Giovanni em Valle, que se dá corpo e alma à ajuda dos pobres jovens, fazendo-se como diretor, professor, cozinheiro, etc.
Padre Calábria está sempre em San Benedetto. Visita seus filhos quase todos os dias, ele fala com eles sobre Deus e depois volta falar com Deus deles.
E a Providência socorre na casinha de Vicolo Case Rotte. O necessário não falta. É a boa leiteria da Praça Cisterna, são os verdureiros da Praça Delle Erbe; são as velhinhas e pacientes do asilo e do hospital, que se privam do açúcar; são as pequenas ("grandes") ofertas das pessoas simples, que dão ao Pe. Calábria o "sinal" de que a Obra é de Deus, que é Ele quem a quer, que é ele que a mantém.
DOS ESCRITOS DE SÃO JOÃO CALÁBRIA Quão grande é a Obra dos Pobres Servos. Se o espírito puro e genuíno for observado, chegará até o fim do mundo. (Diário * 1261 - 14 de fevereiro de 1940) Irmãos, nós passamos, mas a Obra permanece, deve viver, caminhar, ir até os confins da terra, até o fim do mundo; Mas isso depende de nós, está ligado à nossa santificação pessoal.
Orem por este vosso Pai, que vos ama tanto no Senhor, e que, embora pobre e mesquinho, deixa-vos uma grande herança, o legado de uma Obra que santificará vossas almas aqui na terra de uma maneira especial e depois procurará um lugar muito especial no céu. Que todos, ninguém excluído, um dia possamos nos encontrar lá em cima, louvar, bendizer e agradecer a Deus por nos chamar a fazer parte dessa humilde Congregação. (Carta aos Religiosos – Festa do Preciosíssimo sangue de 1949) Irmãos, nós passamos, a Obra deve viver, caminhar, ir até o fim do mundo, mas isso depende de nós. Irmãos, santifiquemo-nos! (Carta aos religiosos, 1950)
“Para seguir Jesus é preciso ter uma dose de coragem, é preciso decidir trocar o sofá por um par de sapatos que te ajudem a caminhar por caminhos que você nunca sonhou ou sequer pensou, por caminhos que podem abrir novos horizontes, capazes de contagiar a alegria, aquela alegria que nasce do amor de Deus, a alegria que deixa cada gesto, cada atitude de misericórdia no coração. Percorrer as ruas seguindo a "loucura" do nosso Deus que nos ensina a encontrá-lo no faminto, no sedento, no nu, no doente, no amigo que acabou mal, no preso, no refugiado e no migrante, no vizinho que está só. Percorrer as ruas do nosso Deus que nos convida a ser atores políticos, pessoas que pensam, animadores sociais. O que nos estimula a pensar em uma economia mais solidária do que esta. Em todas as áreas onde vocês se encontram, o amor de Deus nos convida a levar a Boa Nova, fazendo da própria vida um dom a Ele e aos outros. E isso significa ser corajoso, isso significa ser livre!” (Discurso do Papa Francisco aos Jovens — Vigília de Oração em Cracóvia, 2016).
Assistir ao vídeo no Youtube, clique aqui Assistir ao vídeo no Facebook, clique aqui
Acompanhe todas as publicações sobre a visita das Relíquias, clicando aqui.
Fonte: OPERA DON CALABRIA
Mais em Notícias
- Paróquia São Vicente de Paulo em Ponta Porã celebra a Festa de seu padroeiroNa noite do último dia 27 os devotos de São Vicente de Paulo reuniram-se para celebrar a Santa Missa em honra ao seu padroeiro.
28.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Família Calabriana se prepara para Novena a São João CalábriaQue essa novena seja uma oportunidade para todos os participantes buscar e viver a santidade, seguindo o exemplo de São João Calábria e fortalecend...
27.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria deixam o Brasil após peregrinação marcanteAo longo de 45 dias, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar das relíquias de São João Calábria, experimentando momentos de fé...
22.09.2023 | 4 minutos de leitura
- Relíquias se despedem de Feira de Santana, deixando legado de confiança à Providência e chamado à santidadeFindada a programação oficial, as relíquias já se despedem de Feira de Santana e do Brasil, mas deixam um precioso legado: a confiança e o abando...
21.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria levam emoção no segundo dia de exposição em Feira de SantanaNeste segundo dia as relíquias estiveram em exposição na Comunidade N. Sra. Aparecida, na Catedral e na Igreja Matriz, Nossa Senhora das Graças.
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Com alegria e devoção, fiéis recepcionam relíquias de São João Calábria em Feira de SantanaA visita faz parte da Exposição Itinerante Terra & Sangue, em comemoração aos 150 anos de vida do santo. As relíquias estão percorrendo todo o m...
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria encerra sua Jornada em JacundáA jornada da Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria no Brasil está chegando ao seu fim. Após passar por diversos estados, a e...
18.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Missa encerra Exposição Itinerante na Paróquia São João BatistaAntes da bênção final, foi realizada a tradicional coleta da terra, um gesto simbólico que representa a conexão entre o passado, presente e futur...
17.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Buscar o Reino de Deus é a centralidade do discipulado, diz Dom Vital"São João Calábria viveu uma vida transbordante de caridade".
16.09.2023 | 2 minutos de leitura
- "Vocês são as relíquias vivas de São João Calábria", afirma Dom AlbertoMilhares de pessoas prestigiaram esses dois dias em que as relíquias permaneceram em Marituba, no estado do Pará.
15.09.2023 | 2 minutos de leitura