Ordenação Presbiteral de Rafael Pedro Susrina
A ordenação presbiteral de Rafael Pedro Susrina acontece em um momento especial para a Congregação Pobres Servos da Divina Providência, que está celebrando o ano jubilar dos 150 anos do nascimento de São João Calábria, seu fundador.
Notícias
02.09.2023 18:31:49 | 9 minutos de leitura

A comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Erechim, celebrou com grande alegria a ordenação presbiteral de Rafael Pedro Susrina, membro da Congregação Pobres Servos da Divina Providência. O evento solene ocorreu no sábado, 02 de setembro, às 16:00, e foi presidido por Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo Diocesano de Erexim.
Durante a homilia, Dom Adimir enfatizou o papel crucial dos presbíteros na comunidade católica, citando São João Crisóstomo. Ele lembrou ao ordenando que o sacerdócio é uma missão divina que se exerce na Terra, mas cujo lugar está escrito entre as coisas do céu. Rafael Pedro Susrina foi chamado e escolhido por Cristo para servir o povo de Deus na Congregação Pobres Servos da Divina Providência, assumindo a função de ensinar e santificar.
Dom Adimir também destacou a importância da vida de oração diária, da caridade e da alegria no ministério sacerdotal, exortando Rafael a seguir o exemplo de Cristo Bom Pastor, que veio para servir e buscar os perdidos.
"O sacerdócio se exerce na terra, mas o seu lufar está escrito entre as coisas do céu, grande é esta missão. Por isso queremos recordar que nosso Sumo e Eterno Sacerdote Jesus Cristo, escolheu alguns discípulos para exercerem em seu nome e publicamente na Igreja o ofício sacerdotal em favor da humanidade. Desta forma, tu, Diácono Rafael, foste também chamado e escolhido por Ele para que vivendo a Vida Religiosa na Congregação Pobres Servos da Divina Providência exerça ainda o ministério Sacerdotal estando a serviço do povo de Deus. Portanto serás constituído sacerdote para servir o Cristo Mestre, Sacerdote e Pastor, que por seu ministério edifica e faz crescer seu corpo que é a Igreja como povo de Deus e Templo do Espírito Santo. Assumirás a função de ensinar e santificar o povo de Deus vivendo o Carisma da Congregação e espírito do fundador São João Calábria que pede para mostrar ao mundo que a Divina Providência existe, que Deus não é um estrangeiro mas que é Pai e cuida de seus filhos contanto que nós o acolhamos e façamos a nossa parte que é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e justiça. Assim também, em nome da Igreja te pedimos que cumprindo a tua função de ensinar transmita a todos a Palavra de Deus e meditando a Lei do Senhor procura crer o que leres, ensinar o que creres, praticar o que ensinares. Seja portanto a tua pregação alimento para o povo de Deus e a tua vida que pela palavra e pelo exemplo se torne um estímulo para o crescimento espiritual dos fieis. Esteja atento para não falar de Deus sem falar antes com Deus na tua vida de oração diária. Desempenha com verdadeira caridade e cultiva a alegria procurando o que é de Cristo. Tenha sempre diante dos olhos o exemplo de Cristo Bom Pastor que não veio para ser servido mas para servir e para buscar quem estava perdido." (Dom Adimir)
A ordenação presbiteral de Rafael Pedro Susrina acontece em um momento especial para a Congregação Pobres Servos da Divina Providência, que está celebrando o ano jubilar dos 150 anos do nascimento de São João Calábria, seu fundador.
Histórico de Rafael Pedro Susrina
Rafael Pedro Susrina nasceu em Erechim/RS, em 23 de outubro de 1996, filho de Adi Susrina e Sediclei Susrina. Apesar de nunca ter demonstrado interesse em seguir a vida religiosa quando criança, ele foi convidado pelo Padre Antônio Nazzari a participar de um Encontro Vocacional no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS, em 2008. Rafael ingressou no seminário em 2010.
Ao longo de sua jornada vocacional, Rafael passou pelo Aspirantado na Restinga, em Porto Alegre/RS, onde se envolveu em atividades pastorais na Paróquia Nossa Sra. da Misericórdia e no Centro de Promoção da Infância e Juventude. Em 2015, ingressou no Postulado na mesma casa da Restinga, aprofundando sua vida comunitária e pastoral.
Em 2016, Rafael morou com os irmãos na Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, onde se envolveu ainda mais em atividades pastorais e coordenação de grupos. Em 2017, foi enviado em missão para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Macapá/AP. Em 2018, viveu o Noviciado em Viamão/RS.
No primeiro ano de sua vida consagrada, em 2019, Rafael morou na Casa de Formação São José, em Porto Alegre/RS, onde iniciou os estudos de Teologia e trabalhou na formação dos Aspirantes e Postulantes. Em 2021, foi enviado ao Abrigo João Paulo II, em Porto Alegre/RS, onde se dedicou a várias atividades, incluindo o setor administrativo e a Equipe de Pastoral da atividade social.
Rafael professou os Votos Trienais em 2022 e recebeu os ministérios de leitor e acólito no final de julho do mesmo ano. Em 1º de janeiro de 2023, foi ordenado diácono por Dom José Gislon e atualmente serve na Paróquia São Vicente de Paulo em Ponta Porã/MS.
A comunidade católica se une em oração pelo Padre Rafael Pedro Susrina, confiando em sua dedicação e compromisso com o serviço a Deus e ao povo de Deus.
Agradecimento do Padre Rafael Pedro Susrina
Reverendíssimo Dom Adimir Antonio Mazali, pastor da Diocese de Erexim; amabilíssimo pai, Padre Massimiliano Parrela, Casante da Família Calabriana; Ir. Gedovar Nazzari, Ecônomo Geral dos Pobres Servos; Pe. Jaime Bernardi, Delegado dos Pobres Servos; Pe. André Ricardo Lopes, pároco desta casa dedicada à Nossa Senhora da Salete; Irmã Glória Dolzani, Delegada das Pobres Servas; Ir. Antônia de Bona, Missionária dos Pobres; irmãos externos; leigos calabrianos; sacerdotes, religiosas/os, noviços, aspirantes, postulantes, e povo de Deus, aqui reunido e aqueles que acompanham pelas redes digitais; assembleia santa: “ut unum sint” – “todos sejam um” (Jo 17,21).
Agradeço a Deus Pai pela providência incessante em minha vida. Agradeço a Jesus Cristo pelo chamado a viver os conselhos evangélicos de forma radical como religioso na Família Calabriana sendo Pobre Servo da Divina Providência, e agora como ministro ordenado: Padre. Agradeço ao Espírito Santo pelo ímpeto a santificação diária através de seus dons.
Aos meus pais Adi e Sidi, irmã Débora, madrinha, padrinho, e familiares, por meio das quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança, agradeço a ajuda a discernir as circunstâncias da vida, a dar tudo a Deus e ao próximo, a procurar sempre o Bem e o equilíbrio no uso dos meios criados. Na pessoa da Dona Terezinha Galafassi, que me acolheu espiritualmente quando ingressei no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, no dia 16 de fevereiro de 2010, tornando-se minha madrinha espiritual agradeço a todas as pessoas que conheci e convivi, que me acolheram nos mais diversos lugares em que passei, e principalmente pelos que rezam pela minha vocação. Agradeço aos formadores, religiosos e religiosas, que me acompanharem ao longo dos anos.
A Família Calabriana que me acolheu, como um irmão de irmãos e irmãs, muito vos agradeço pelo testemunho do espírito puro e genuíno, vivido por São João Calábria e que buscamos viver juntos, em profunda comunhão, através dos “sonhos de Deus”. Agradeço especialmente pela graça de ser ordenado neste ano que celebramos o jubileu de 150 anos do Nascimento de São João Calábria: um sinal de fé e esperança ao mundo.
Ao Pe. André e ao Pe. Edegar por desde o início da preparação da Ordenação colocaram à disposição a Paróquia, juntamente com o Conselho e leigos para organizarem diversos detalhes, sinceramente vos agradeço. Ao Pe. Lucas, ao Pe. Sala, juntamente com o Coral Nossa Senhora de Fátima que possibilitaram esta belíssima celebração, vos agradeço. A equipe que ornamentou o salão, decorou a Igreja e a que está preparando o jantar, vos agradeço. Saúdo pôr fim, aos irmãos e irmãs religiosos que vieram de longe... e aos viajantes de Porto Alegre, Farroupilha, cidades da região e especialmente aos da fronteira do Mato Grosso do Sul onde vivi meu diaconato na Paróquia São Vicente de Paulo, em Ponta Porã: agradeço a todos sem distinção, Deus providente vos abençoe...
Iniciei minha fala desejando a todos vocês “ut unum sint” – “todos sejam um”, que é o lema de minha ordenação, retirado do Evangelho de São João, onde se encontra a grande oração que Jesus dirige ao Pai antes de Sua Paixão-Morte-Ressurreição. Desejo cumprir, com minha vida e com este ministério, com o fim próprio do ser presbítero que é “a glória de Deus Pai em Cristo. Esta glória consiste em que os homens aceitem consciente, livre e gratamente a obra de Deus perfeitamente realizada em Cristo, e a manifestem em toda a sua vida. Os presbíteros, portanto, quer se entreguem à oração e à adoração, quer preguem a palavra de Deus, quer ofereçam o sacrifício eucarístico e administrem os demais sacramentos, quer exerçam outros ministérios em favor dos homens, concorrem não só para aumentar a glória de Deus, mas também para promover a vida divina nos homens” (Presbyterorum Ordinis¸n. 2). Sempre apontando e testemunhando a unidade, “ut unum sint” – “todos sejam um”, sua busca e vivência entre nós com Deus.
Pois, Jesus na oração que dirigiu ao Pai estava preocupado com aqueles que lhe foram confiados e também por aqueles que irão crer Nele, e por isso roga por eles; desejando que todos “sejam um como nós” (Jo 17,11), Jesus e o Pai. Sendo Um com Deus, assim como Deus é: três Pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo, em profunda comunhão; exalando a íntima unidade de Deus e convidando a humanidade para fazer parte dessa perfeita comunhão de Deus com seus filhos.
Que São João Calábria, juntamente com todos os Santos, ajudem-me a viver este Ministério, concedendo-me o dom da fidelidade, caridade e santidade por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo. 



















Mais em Notícias
- Paróquia São Vicente de Paulo em Ponta Porã celebra a Festa de seu padroeiroNa noite do último dia 27 os devotos de São Vicente de Paulo reuniram-se para celebrar a Santa Missa em honra ao seu padroeiro.
28.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Família Calabriana se prepara para Novena a São João CalábriaQue essa novena seja uma oportunidade para todos os participantes buscar e viver a santidade, seguindo o exemplo de São João Calábria e fortalecend...
27.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria deixam o Brasil após peregrinação marcanteAo longo de 45 dias, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar das relíquias de São João Calábria, experimentando momentos de fé...
22.09.2023 | 4 minutos de leitura
- Relíquias se despedem de Feira de Santana, deixando legado de confiança à Providência e chamado à santidadeFindada a programação oficial, as relíquias já se despedem de Feira de Santana e do Brasil, mas deixam um precioso legado: a confiança e o abando...
21.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria levam emoção no segundo dia de exposição em Feira de SantanaNeste segundo dia as relíquias estiveram em exposição na Comunidade N. Sra. Aparecida, na Catedral e na Igreja Matriz, Nossa Senhora das Graças.
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Com alegria e devoção, fiéis recepcionam relíquias de São João Calábria em Feira de SantanaA visita faz parte da Exposição Itinerante Terra & Sangue, em comemoração aos 150 anos de vida do santo. As relíquias estão percorrendo todo o m...
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria encerra sua Jornada em JacundáA jornada da Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria no Brasil está chegando ao seu fim. Após passar por diversos estados, a e...
18.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Missa encerra Exposição Itinerante na Paróquia São João BatistaAntes da bênção final, foi realizada a tradicional coleta da terra, um gesto simbólico que representa a conexão entre o passado, presente e futur...
17.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Buscar o Reino de Deus é a centralidade do discipulado, diz Dom Vital"São João Calábria viveu uma vida transbordante de caridade".
16.09.2023 | 2 minutos de leitura
- "Vocês são as relíquias vivas de São João Calábria", afirma Dom AlbertoMilhares de pessoas prestigiaram esses dois dias em que as relíquias permaneceram em Marituba, no estado do Pará.
15.09.2023 | 2 minutos de leitura