Mensagem de Natal do Casante para a Família Calabriana
Queridos irmãos e irmãs da Família Calabriana!
Espiritualidade Calabriana
23.12.2021 10:57:19 | 5 minutos de leitura

Uma saudação afetuosa e fraterna a todos vós, desejando-vos um Natal repleto de todos os bens, alegrias e renovadas esperanças no Senhor, que nasce nos nossos corações.
Deus é o Deus que nos faz conhecer seus mistérios, sua salvação. Ele é o Deus das surpresas, que nos revela o seu "sonho", a sua vontade de salvar a humanidade na simplicidade e na humildade de uma criança.
“Vamos a Belém, para ver o que aconteceu, segundo o Senhor nos comunicou”: é o convite que os pastores se dirigem uns aos outros, partindo depois de terem ouvido dos anjos a revelação desta grande notícia.
É este o convite que o Senhor quer revelar a toda a Igreja, a todos nós, na celebração litúrgica do Natal. Deus não vem a nós enquanto estamos parados e estáticos, mas enquanto caminhamos juntos, na escuta mútua e na alegria. Também nós, como pastores, saberemos ouvir a voz de Deus, deixar-nos comover pelo desejo de ver o sinal que Deus nos preparou, um Menino envolto em faixas, superando todas as distâncias e todas as divisões, pondo-nos a caminho junto com os outros?
O Natal deste ano caracteriza-se de maneira particular pelo convite que o Papa Francisco dirige a toda a Igreja para iniciar um caminho sinodal, para nos reunirmos na busca daquele que vem dar sentido à vida e à história.
O convite dirige-se também a nós, Família Calabriana, e já estamos percorrendo este caminho sinodal em preparação à celebração dos Capítulos Gerais, para procurar discernir, à luz do carisma e dos sinais dos tempos, o "sonho de Deus" para a Obra e a Família Calabriana. Um sonho que já começou com São João Calábria e que devemos redescobrir em cada momento da história, para aderir a ela com fidelidade e envolvimento, respondendo às exigências do tempo presente.
Considero este um momento providencial que o Senhor nos dá, apesar de todas as agruras e dificuldades do momento presente, marcado pela pandemia e não somente, mas também um momento para responder aos questionamentos, aos desejos profundos do coração humano, aos sonhos íntimos, às esperanças e expectativas de uma humanidade que busca, mas às vezes desfalece pelo caminho.
A sinodalidade é um caminho que somos convidados a percorrer, que nos abre à escuta, que nos impulsiona a confrontar e partilhar os sonhos, é um estilo de vida a ser encarnado na vida quotidiana como um caminho ordinário, ferial e permanente. Somos chamados a viver a existência como sínodo, isto é, a caminhar juntos para a verdadeira Luz, porque este é o caminho que pode nos aproximar do grande acontecimento da nossa vida, Jesus Cristo e seu Evangelho.
O caminho sinodal, como o dos pastores, é um caminho que se realiza juntos, na escuta, no discernimento, no olhar para os sinais que nos indicam o caminho, que nos guiam no caminho. Deixemo-nos envolver por esta vontade de caminhar juntos, de nos envolver com um olhar contemplativo e atento àquilo que Deus nos quer revelar e nos dar a conhecer.
Que o Natal que desejamos neste tempo do caminho sinodal da Família Calabriana seja cada vez mais permeado de alegria e luz, com um exercício concreto de escuta e partilha, de procurar e procurar, sem cansaço, viver a dinâmica entre o discernimento e a vida com olhos, que vêem e ouvem profundamente.
O Natal que queremos seja para todos nós um momento de atenção concreta aos outros, aos mais pequenos e aos mais necessitados, aos últimos, àqueles que não podem caminhar como nós e conosco. Que o nosso caminhar seja inspirado no mistério do Deus de Jesus Cristo, que, ao se encarnar, dignou-se vir ao encontro da nossa humanidade, e se dirigiu para nós. Ele veio para levar a minha, a sua humanidade, a de todos, sem excluir ninguém.
Tudo isso aprendemos de Jesus, nosso Senhor! É Ele, o Senhor, que vem ao nosso encontro para que também nós possamos, com humildade, ir ao encontro dos outros!
“Vamos a Belém, para ver o que aconteceu”, com o coração cheio de alegria, desejos e esperanças, como os pastores, para depois manifestar na simplicidade da nossa vida as maravilhas que o Senhor fez por nós.
Queridos irmãos e irmãs, nunca nos falte a capacidade de nos surpreender, de abrir e iniciar novos processos. Basta abrir espaço no coração para acolher as novidades, as surpresas, as maravilhas de Deus e, guiados pela sua Estrela, percorrer novos caminhos de luz, alegria, escuta, esperança e salvação.
Que o Senhor nos conceda a graça de aprender cada vez mais a arte de uma escuta verdadeira e sincera da sua Palavra, de encarná-la nas nossas relações e nas nossas vivências, nas nossas comunidades, nas nossas casas, nas nossas atividades. Iluminados pela fé, fortalecidos pela esperança e animados pela caridade, caminhemos todos juntos, para que o sonho de Deus se torne realidade na nossa Família Calabriana.
Desejo a todos vós, às comunidades e às famílias um Feliz e Santo Natal! Um abraço fraterno e uma recordação recíproca na oração.
FraternalmentePe. Miguel Tofful
Mais em Espiritualidade Calabriana
- Não nos deixemos abater pelas provaçõesAproveitemos os contratempos terrenos para intensificar o nosso amor a Deus, merecendo, assim, as suas graças para nós e para todos os que nos são ...
26.09.2023 | 1 minutos de leitura
- Jesus está junto daqueles que trabalham em nome deleTenha coragem e confie em Jesus, que tudo dispõe para o bem.
21.09.2023 | 1 minutos de leitura
- Aceitemos sempre todas as coisas da mão do SenhorNão nos queixemos! E, se nos parecer ver contradições, deixemos que a Providência coloque as coisas em seu devido lugar.
19.09.2023 | 1 minutos de leitura
- Deus é um Pai e um bom PaiVocê ficará contente por ter seguido o Senhor, também nas contrariedades, para ser mais semelhante a Ele, que por amor de nós se dignou carregar a...
14.09.2023 | 1 minutos de leitura
- A oração de uma mãe alcança graças inesperadasQuando as coisas parecem tomar um rumo errado, aí é quando precisamos mais do que nunca ter esperança.
12.09.2023 | 1 minutos de leitura
- Vida dentro do comumNos momentos de provação e de depressão, erga o coração para o alto, recorra a Jesus e não duvide da sua ajuda, pense que estás cooperando com ...
07.09.2023 | 1 minutos de leitura
- Vá levando as coisas dia a dia!Quando faltar tempo para relaxar o corpo cansado, pense na alegria do Senhor.
05.09.2023 | 1 minutos de leitura
- Nem desânimos, nem temores!O Senhor leva em conta também a nossa fragilidade humana, não para castigar-nos, mas para tolerar-nos, porque Ele bem sabe de que material fomos fei...
31.08.2023 | 1 minutos de leitura
- Temos a proteção de DeusPrecisamos viver abandonados nos braços da Divina Providência, com este único pensamento: almas, só as almas, todas as almas, para que estas possa...
29.08.2023 | 1 minutos de leitura
- Nunca nos perturbemos!Humilhemo-nos, peçamos perdão ao Senhor e, depois, adiante, em paz, serenos e tranquilos!
24.08.2023 | 1 minutos de leitura