Fiéis compartilham experiências de terem tido contato com as Relíquias de São João Calábria
Há um mês o Brasil recebeu a Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria, e os estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Amapá já tiveram o privilégio de recebê-las em suas terras.
Notícias
13.09.2023 07:00:00 | 13 minutos de leitura

A devoção e a alegria daqueles que puderam estar diante das relíquias são evidentes, com relatos e depoimentos emocionantes que destacam a importância desse evento único. Estamos publicando algumas dessas histórias. Em breve, muitas outras serão publicadas. Os relatos podem ser enviados para o email: jubileu@pobresservos.org.br ou para o WhatsApp (51) 3237 5061.
A Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria continua a percorrer o Brasil, levando esperança, fé e inspiração por onde passa. Esses relatos são apenas um vislumbre do impacto positivo que está causando na vida dos fiéis, unindo comunidades e fortalecendo a fé em todo o país.
SÃO LUÍS/MA:Estar perto dos objetos pessoais usados por São João Calábria me trouxe uma grande emoção, não só pelas relíquias, mas pela grandeza daquele momento. Me fez pensar como ele é atual em nossas vidas e o quanto o seu jeito simples de amar ajudou a transformar muitas vidas. Bonito também foi perceber paroquianos emocionados e até chorando por estarem vivendo aquele momento. Tudo me marcou, principalmente o caminhar junto de todas as pessoas envolvidas nestes dias e a presença de tantos para ver de perto os objetos sagrados, dos quais destaco o farol trazendo a terra e o sangue, e o relógio, que me tocou a viver bem o tempo presente. (Carmem Sá)
No primeiro momento foi tudo normal, pra mim seria só mais um evento do grupo na paróquia no qual estava envolvida, no segundo momento a ‘fixa caiu’... me veio um turbilhão de emoções, eu cantava, sorria, chorava, o coração acelerava e em meio tudo isso me pus a pensar, quão grande a honra de receber em nossa paróquia as relíquias desse homem que foi um ícone da caridade, hoje um santo. Nós enquanto pecadores aqui em São Luís onde muitos chamam de o "fim do mundo" recebermos essa grande graça de São João Calábria. Foi uma bênção imensa.
Então...pra mim, a vinda das relíquias teve um sentimento de acolhimento, de amor, utilidade, deu uma ênfase no meu otimismo, fortaleceu meu amor pelo próximo e sempre ciente de que ali estavam objetos usados por Calábria, que me permitiu reavivar a minha fé enquanto leiga. Participo deste grupo há 13 anos, já vivi muitos momentos maravilhosos enquanto leiga, mas esse foi diferente, foi único, o mais enriquecido. Gratidão! (Valdira)
Quando o Casante (Padre Massimiliano Parrella) veio, ele falou uma frase "que acharíamos que ele estava louco, porquê sentia, quando ia ao túmulo de São João Calábria, que ele estava vivo”. Eu sei que quando amamos uma pessoa ela não morre enquanto permanece viva no nosso coração. Eu fui perto dele e disse pra ele que ele não estava louco. Quando as relíquias estavam pra chegar eu pensei, "hum... umas coisas de uma pessoa que morreu, nada haver". Quando acordei e vi o vídeo de alguns calabrianos no aeroporto meu coração se encheu de alegria, mas continuava achando que era só umas coisas, nada mais. Então fui ajudar arrumar o espaço e no outro dia quando chegaram as relíquias eu estava bem perto de onde ia ficar o farol. O Pe. Hermes chegou e foi montar o farol e fui ajudar ele. Quando toquei na base do farol deu uma sensação tão boa no meu coração.... Aí perguntei pra outras pessoas: vocês não sentiram nada? E depois, no meu coração, algo me dizia pra ter cuidado com aquelas peças. Fiquei igual ‘cão de guarda’, pra ninguém derrubar e ficava sempre lá dentro. Meio dia fui lá, sentei no chão e falei: ‘Jesus senta ao meu lado; São João Calábria, senta aqui vamos conversar. Comecei a rezar a Coroazinha. Rezei três vezes, e depois um terço Mariano. Foi uma sensação de paz tão grande! E o R. entrou e disse: “ela cochilou”. Mas não, eu estava acordada. Perguntei pra Carmem porque terra e sangue? Até então não sabia que o sangue que estava ali era de São João Calábria. Então comecei a dizer para as pessoas que era o sangue dele e teve algumas que ficaram muito emocionadas. Eu não conseguia sair de perto. Queria proteger as relíquias pra não cair ou alguém mexer. Fiquei ali sem me preocupar com horas ou qualquer outra coisa porquê sabia que Jesus queria que partilhássemos daquele momento. O depoimento da irmã Luciana foi lindo, assim como de todos os outros. Quando o Pe. Paulo levou eles pra jantar e ficamos lá, foi porquê o pai providente queria que mesmo cansados ficássemos mais um pouco com as relíquias. Pra um santo "o tempo não importa, Deus sim".! A alegria que Deus dá nunca se compara com as alegrias do mundo! Eu creio na semente que um dia cresce e dá frutos! Foi maravilhoso. Serva Maria Dutra
O meu coração bateu forte, fiquei arrepiada e não me contive sem chorar. Senti grande vontade de fazer um pedido diante do sangue e terra. Ajoelhei e me deixei levar pela emoção acreditando que Jesus acolheu meu pedido! (Rosilene)
Foi momentos de reflexão e espiritualidade, e também fortaleceu os laços entre os que participaram, criando rede de apoio e amizade entre a família Calabriana. Nas cartas, São João Calábria registrou seus ensinamentos e fez seu convite para que sejamos Evangelhos Vivos! (Graça Veloso)
Só gratidão a Deus por participar da Família Calabria e ver as Relíquias de São João Calábria. Foi um momento único de estar perto de tudo aquilo que lhe pertenceu. Sentimentos de Gratidão a Deus e São João Calábria, nosso intercessor! Ivaldo e Elda
O que mais me emocionou sobre tudo foi ver esse relicário que chegou até nós de tão distante. Foi o grande amor que Deus tem por nós de dar oportunidade de chegar até nós parte de alguns pertences usado por um grande homem que hoje é santo e nos trouxe uma corrente de união entre os paroquianos. Muito emocionante. Louvado seja Deus sempre com a intercessão de São João Calábria (Glacimar Coelho)
Foi um momento ímpar que eu tive a graça de presenciar. Olhar, conhecer e sentir. Muito maravilhoso. Só agradeço a Deus e a São Calábria. (Ester Lisboa)
Querida família calabriana, paz e bem!Estou enviando esse escrito para expressar o sentimento e a alegria vivida e sentida nesses dias em que a exposição itinerante das relíquias de São João Calábria esteve na Paróquia São João Calábria na Cidade Operaria em São Luís, nos dias 02 e 03 do mês de setembro de 2023!OS SAPATOS: ao olhar seus sapatos, não são apenas um par de sapatos usados, são sapatos que calçaram pés que buscaram, ensinaram, eram inquietos e sofreram, levando outros pés a Jesus Cristo. Principalmente os menos favorecidos, onde faltava o pão que alimentava o corpo e a alma. Pés que buscaram o resto esquecido da casa de Israel. O RELÓGIO: Não era apenas para marcar o tempo cronológico, mas o tempo como ação e reação de tantos que o tempo passa sem chegar auxílio, o alento de carinho, de amor, de compaixão, de família, de alimentos que alimentam o corpo e a alma, sem chegar Jesus Cristo. Mas também serviu para marcar o tempo em solicitude, em chegar o necessário para muitos, filhos seus.OS OCULOS: que auxiliaram os olhos de São João Calábria a ver a angústia, a fome, a dor, os horrores de duas guerras mundiais, a doença de tantos filhos e filhas do Senhor sofrendo muitas vezes pela ganância de tantos outros que se dizem irmãos. Mas também auxiliaram São João Calábria ver a ação do bem, da solidariedade, da esperança de tantos que semeiam o bálsamo da paz, mesmo em terra árida!A CARTEIRA: muitas vezes e quase sempre vazia de dinheiro, mas cheia de esperança, de confiança no Deus providente, onde não deixa faltar o necessário. O Senhor dá tudo àqueles que confiam na Providência Divina!A ESTOLA: que fez a diferença e marcou sua missão, como pastor incansável na busca de um mundo melhor para todos os filhos e filhas do Deus.Foram, em síntese, esses sentimentos que vi nos olhares dos homens e das mulheres e que também senti, quando estávamos em vigília ao lado das relíquias de São João Calábria.PARÓQUIA SÃO JOÃO CALÁBRIA, na Cidade Operária em São Luís. (Carlos Cruz)
As relíquias de São João Calábria nos fazem lembrar dos seus escritos que apontam para Jesus Cristo. Esta foi a vida de São João Calábria: viver o Evangelho e nos ensinar a viver. (Raimundo e Ivanilde)
Senti-me uma pessoa muito feliz por ter oportunidade de conhecer e tentar viver a espiritualidade de São João Calábria. Poder ficar próxima as relíquias me emocionaram muito; fui privilegiada. Só gratidão... (Anália)
Ver as relíquias de São João Calábria pra mim foi motivo de muita gratidão a Deus por esse momento tão importante em nossa Paróquia (Francisca Fonseca)
Sou muito grata por fazer parte da Família Calabriana. Ter a graça de estar perto das Relíquias de São João Calábria foi uma emoção muito grande, até chorei. Quando chegaram em Porto Alegre, que estiveram cantando “Sejamos Evangelhos Vivos”, me emocionei bastante. Assim espero ser um pouquinho Evangelho Vivo. (Da Luz)
As relíquias de São João Calábria me fizeram relembrar muito de quando comecei minha caminhada. Foi um momento que me senti muito grata a Deus! A Paróquia São João Calabria ficou cheia do Espírito Santo. A gente observava nas pessoas a alegria de estar com as relíquias bem próximas a nós! As missas celebradas pelos Pobres Servos também foram muito especiais! Enfim: só tenho a agradecer a Divina Providencia por nos presentear com as relíquias do nosso Padroeiro (Rosa de James).
A presença das relíquias pra mim renovou o espírito de partilha, sentimentos de convívio de família. Foi significativo ver objetos de um ser humano que teve a vida dedicada ao outro, sempre acreditando que somos capazes de dividirmos o pouco ou o muito que timos. (Silvia)
Senti uma emoção forte no coração estando perto e vendo os objetos que São João Calábria usava. Agradeço a Deus por ter dado essa oportunidade e alegria por ter olhado as relíquia do Nosso Santo. Obrigado Senhor! (Osvaldo)
Pra mim, foram momentos de muitas emoções, fraternidade, gratidão, alegria, partilha e união! Desde que as relíquias chegaram ao Brasil, em Porto Alegre, eu fiquei muito emocionada, mas muito emocionada mesmo! Até cheguei a comentar com o pe. Hermes e quanto eu fui visitar as relíquias na Paróquia São João Calábria, na minha cidade em São Luís, não contive as lágrimas. Foi um momento ímpar, como se eu estivesse perto dele. São João Calábria, rogai por nós! (Sandra Castro)
Nós, casal Moraes e Ruth também ficamos muito feliz de poder entrar na missa de sábado à noite com a carteira de São João Calábria. Foi emocionante esse momento único em nossas vidas.
As relíquias de São João Calábria para mim foram motivo de Gratidão a Deus. Poder levar a Estola e a Carteira até o Salão Celebrativo foi um momento forte e inexplicável. (Enilde)
Para mim foi um momento de muito carisma. Senti muita alegria e a presença de Deus e de São João Calabria muito forte. Foi um amor sem medida. (Mirtes)
A visita das Relíquias de São João Calábria foi um momento de muita emoção e alegria. Cada Relíquia conta um pouco da sua história de vida. Sua simplicidade, desprendimento, cuidado com os mais humildes e abandonados, principalmente as crianças; sua confiança na Providência Divina, que despertou o amadurecimento na minha fé.Aprendi com São João Calábria, que a ajuda material é importante e necessária, mas olhar o irmão nos olhos nos faz descobrir Cristo no outro.Gratidão por esse momento ímpar. São João Calábria interceda pela nossa missão de cristãos.(Josélia Maria Moura Barros)
FAROUPILHA/RS:
Amigos Pobres Servos e Pobres Servas, a nossa saudação.Estamos enviando um pequeno relato e a nossa impressão sobre a vinda das relíquias de São João Calábria no Seminário, na casa das Pobres Servas e no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.Tivemos a graça de participar deste evento inesquecível. A vigília da chegada criou em nós uma expectativa contagiante, a cada aperto de mão, em cada abraço entre os participantes dava para sentir que algo de especial estava para acontecer. O cenário estava preparado, as relíquias foram acolhidas e sentimos que São João Calábria estava ali, no meio de nós. Aí por diante só alegria. A caminhada até a casa das irmãs e a acolhida, não esqueceremos. A missa, os animadores e a homilia, inesquecível. Na vigília durante à noite, já de madrugada, um grupo representou a nossa comunidade. Um fato chamou a nossa atenção. Diante do cenário e com as relíquias presentes diante do altar reinava um silêncio respeitoso.Uma senhora do grupo acenou, vamos ficar em silêncio, não somos dignos de falar algo em voz alta, mas o silêncio foi quebrado e nosso coração se abriu e o terço e a Coroazinha da Divina providência pediram espaço. Esta hora que foi concedida a nossa comunidade não esqueceremos jamais. Participamos da missa no Santuário, animada por um coral fantástico que encerrou as solenidades em nosso meio. Foram emoções fortes e gratificantes quando as relíquias partiram para cumprir a sua missão em outras terras. Quando a noite ia caindo sentimos vontade de pronunciar as palavras dos discípulos de Emaús: Já é tarde e a noite vem, fica conosco São João Calábria!Não encontro palavras para agradecer. Que Deus seja louvado por tudo!
MACAPÁ/AP:
Ainda pouco sai da igreja, tive o privilégio de ver uma das relíquias e lembrei do que minha mãe dizia: valorize as pequenas coisas, quando tiveres triste. Quando não estiver mais aqui olhe minhas fotos e lembre do cheiro dos meus cabelos. Hoje entendo que tudo são sinais de Deus em nossas vidas seja em família ou em comunidade! Meu coração se alegrou porque temos esses presentes, PRESENTES NO MEIO DE NÓS. É lícito dizer que Deus caminha em nosso meio, vive conosco e por culpa do nossos pecados não O reconhecemos. É um mistério os desígnios Dele! Espero poder contar pros amigos e parentes, filhos... que tive a dádiva de conhecer a história de um santo; rezar todos os dias a Coroazinha, principalmente no hospital e dizer: Eis me aqui Senhor! (T. A.)
No primeiro momento foi tudo normal, pra mim seria só mais um evento do grupo na paróquia no qual estava envolvida, no segundo momento a ‘fixa caiu’... me veio um turbilhão de emoções, eu cantava, sorria, chorava, o coração acelerava e em meio tudo isso me pus a pensar, quão grande a honra de receber em nossa paróquia as relíquias desse homem que foi um ícone da caridade, hoje um santo. Nós enquanto pecadores aqui em São Luís onde muitos chamam de o "fim do mundo" recebermos essa grande graça de São João Calábria. Foi uma bênção imensa.
Então...pra mim, a vinda das relíquias teve um sentimento de acolhimento, de amor, utilidade, deu uma ênfase no meu otimismo, fortaleceu meu amor pelo próximo e sempre ciente de que ali estavam objetos usados por Calábria, que me permitiu reavivar a minha fé enquanto leiga. Participo deste grupo há 13 anos, já vivi muitos momentos maravilhosos enquanto leiga, mas esse foi diferente, foi único, o mais enriquecido. Gratidão! (Valdira)
Quando o Casante (Padre Massimiliano Parrella) veio, ele falou uma frase "que acharíamos que ele estava louco, porquê sentia, quando ia ao túmulo de São João Calábria, que ele estava vivo”. Eu sei que quando amamos uma pessoa ela não morre enquanto permanece viva no nosso coração. Eu fui perto dele e disse pra ele que ele não estava louco. Quando as relíquias estavam pra chegar eu pensei, "hum... umas coisas de uma pessoa que morreu, nada haver". Quando acordei e vi o vídeo de alguns calabrianos no aeroporto meu coração se encheu de alegria, mas continuava achando que era só umas coisas, nada mais. Então fui ajudar arrumar o espaço e no outro dia quando chegaram as relíquias eu estava bem perto de onde ia ficar o farol. O Pe. Hermes chegou e foi montar o farol e fui ajudar ele. Quando toquei na base do farol deu uma sensação tão boa no meu coração.... Aí perguntei pra outras pessoas: vocês não sentiram nada? E depois, no meu coração, algo me dizia pra ter cuidado com aquelas peças. Fiquei igual ‘cão de guarda’, pra ninguém derrubar e ficava sempre lá dentro. Meio dia fui lá, sentei no chão e falei: ‘Jesus senta ao meu lado; São João Calábria, senta aqui vamos conversar. Comecei a rezar a Coroazinha. Rezei três vezes, e depois um terço Mariano. Foi uma sensação de paz tão grande! E o R. entrou e disse: “ela cochilou”. Mas não, eu estava acordada. Perguntei pra Carmem porque terra e sangue? Até então não sabia que o sangue que estava ali era de São João Calábria. Então comecei a dizer para as pessoas que era o sangue dele e teve algumas que ficaram muito emocionadas. Eu não conseguia sair de perto. Queria proteger as relíquias pra não cair ou alguém mexer. Fiquei ali sem me preocupar com horas ou qualquer outra coisa porquê sabia que Jesus queria que partilhássemos daquele momento. O depoimento da irmã Luciana foi lindo, assim como de todos os outros. Quando o Pe. Paulo levou eles pra jantar e ficamos lá, foi porquê o pai providente queria que mesmo cansados ficássemos mais um pouco com as relíquias. Pra um santo "o tempo não importa, Deus sim".! A alegria que Deus dá nunca se compara com as alegrias do mundo! Eu creio na semente que um dia cresce e dá frutos! Foi maravilhoso. Serva Maria Dutra
O meu coração bateu forte, fiquei arrepiada e não me contive sem chorar. Senti grande vontade de fazer um pedido diante do sangue e terra. Ajoelhei e me deixei levar pela emoção acreditando que Jesus acolheu meu pedido! (Rosilene)
Foi momentos de reflexão e espiritualidade, e também fortaleceu os laços entre os que participaram, criando rede de apoio e amizade entre a família Calabriana. Nas cartas, São João Calábria registrou seus ensinamentos e fez seu convite para que sejamos Evangelhos Vivos! (Graça Veloso)
Só gratidão a Deus por participar da Família Calabria e ver as Relíquias de São João Calábria. Foi um momento único de estar perto de tudo aquilo que lhe pertenceu. Sentimentos de Gratidão a Deus e São João Calábria, nosso intercessor! Ivaldo e Elda
O que mais me emocionou sobre tudo foi ver esse relicário que chegou até nós de tão distante. Foi o grande amor que Deus tem por nós de dar oportunidade de chegar até nós parte de alguns pertences usado por um grande homem que hoje é santo e nos trouxe uma corrente de união entre os paroquianos. Muito emocionante. Louvado seja Deus sempre com a intercessão de São João Calábria (Glacimar Coelho)
Foi um momento ímpar que eu tive a graça de presenciar. Olhar, conhecer e sentir. Muito maravilhoso. Só agradeço a Deus e a São Calábria. (Ester Lisboa)
Querida família calabriana, paz e bem!
Estou enviando esse escrito para expressar o sentimento e a alegria vivida e sentida nesses dias em que a exposição itinerante das relíquias de São João Calábria esteve na Paróquia São João Calábria na Cidade Operaria em São Luís, nos dias 02 e 03 do mês de setembro de 2023!
OS SAPATOS: ao olhar seus sapatos, não são apenas um par de sapatos usados, são sapatos que calçaram pés que buscaram, ensinaram, eram inquietos e sofreram, levando outros pés a Jesus Cristo. Principalmente os menos favorecidos, onde faltava o pão que alimentava o corpo e a alma. Pés que buscaram o resto esquecido da casa de Israel.
O RELÓGIO: Não era apenas para marcar o tempo cronológico, mas o tempo como ação e reação de tantos que o tempo passa sem chegar auxílio, o alento de carinho, de amor, de compaixão, de família, de alimentos que alimentam o corpo e a alma, sem chegar Jesus Cristo. Mas também serviu para marcar o tempo em solicitude, em chegar o necessário para muitos, filhos seus.
OS OCULOS: que auxiliaram os olhos de São João Calábria a ver a angústia, a fome, a dor, os horrores de duas guerras mundiais, a doença de tantos filhos e filhas do Senhor sofrendo muitas vezes pela ganância de tantos outros que se dizem irmãos. Mas também auxiliaram São João Calábria ver a ação do bem, da solidariedade, da esperança de tantos que semeiam o bálsamo da paz, mesmo em terra árida!
A CARTEIRA: muitas vezes e quase sempre vazia de dinheiro, mas cheia de esperança, de confiança no Deus providente, onde não deixa faltar o necessário. O Senhor dá tudo àqueles que confiam na Providência Divina!
A ESTOLA: que fez a diferença e marcou sua missão, como pastor incansável na busca de um mundo melhor para todos os filhos e filhas do Deus.
Foram, em síntese, esses sentimentos que vi nos olhares dos homens e das mulheres e que também senti, quando estávamos em vigília ao lado das relíquias de São João Calábria.
PARÓQUIA SÃO JOÃO CALÁBRIA, na Cidade Operária em São Luís. (Carlos Cruz)
As relíquias de São João Calábria nos fazem lembrar dos seus escritos que apontam para Jesus Cristo. Esta foi a vida de São João Calábria: viver o Evangelho e nos ensinar a viver. (Raimundo e Ivanilde)
Senti-me uma pessoa muito feliz por ter oportunidade de conhecer e tentar viver a espiritualidade de São João Calábria. Poder ficar próxima as relíquias me emocionaram muito; fui privilegiada. Só gratidão... (Anália)
Ver as relíquias de São João Calábria pra mim foi motivo de muita gratidão a Deus por esse momento tão importante em nossa Paróquia (Francisca Fonseca)
Sou muito grata por fazer parte da Família Calabriana. Ter a graça de estar perto das Relíquias de São João Calábria foi uma emoção muito grande, até chorei. Quando chegaram em Porto Alegre, que estiveram cantando “Sejamos Evangelhos Vivos”, me emocionei bastante. Assim espero ser um pouquinho Evangelho Vivo. (Da Luz)
As relíquias de São João Calábria me fizeram relembrar muito de quando comecei minha caminhada. Foi um momento que me senti muito grata a Deus! A Paróquia São João Calabria ficou cheia do Espírito Santo. A gente observava nas pessoas a alegria de estar com as relíquias bem próximas a nós! As missas celebradas pelos Pobres Servos também foram muito especiais! Enfim: só tenho a agradecer a Divina Providencia por nos presentear com as relíquias do nosso Padroeiro (Rosa de James).
A presença das relíquias pra mim renovou o espírito de partilha, sentimentos de convívio de família. Foi significativo ver objetos de um ser humano que teve a vida dedicada ao outro, sempre acreditando que somos capazes de dividirmos o pouco ou o muito que timos. (Silvia)
Senti uma emoção forte no coração estando perto e vendo os objetos que São João Calábria usava. Agradeço a Deus por ter dado essa oportunidade e alegria por ter olhado as relíquia do Nosso Santo. Obrigado Senhor! (Osvaldo)
Pra mim, foram momentos de muitas emoções, fraternidade, gratidão, alegria, partilha e união! Desde que as relíquias chegaram ao Brasil, em Porto Alegre, eu fiquei muito emocionada, mas muito emocionada mesmo! Até cheguei a comentar com o pe. Hermes e quanto eu fui visitar as relíquias na Paróquia São João Calábria, na minha cidade em São Luís, não contive as lágrimas. Foi um momento ímpar, como se eu estivesse perto dele. São João Calábria, rogai por nós! (Sandra Castro)
Nós, casal Moraes e Ruth também ficamos muito feliz de poder entrar na missa de sábado à noite com a carteira de São João Calábria. Foi emocionante esse momento único em nossas vidas.
As relíquias de São João Calábria para mim foram motivo de Gratidão a Deus. Poder levar a Estola e a Carteira até o Salão Celebrativo foi um momento forte e inexplicável. (Enilde)
Para mim foi um momento de muito carisma. Senti muita alegria e a presença de Deus e de São João Calabria muito forte. Foi um amor sem medida. (Mirtes)
A visita das Relíquias de São João Calábria foi um momento de muita emoção e alegria. Cada Relíquia conta um pouco da sua história de vida. Sua simplicidade, desprendimento, cuidado com os mais humildes e abandonados, principalmente as crianças; sua confiança na Providência Divina, que despertou o amadurecimento na minha fé.
Aprendi com São João Calábria, que a ajuda material é importante e necessária, mas olhar o irmão nos olhos nos faz descobrir Cristo no outro.
Gratidão por esse momento ímpar. São João Calábria interceda pela nossa missão de cristãos.
(Josélia Maria Moura Barros)
FAROUPILHA/RS:
Amigos Pobres Servos e Pobres Servas, a nossa saudação.
Estamos enviando um pequeno relato e a nossa impressão sobre a vinda das relíquias de São João Calábria no Seminário, na casa das Pobres Servas e no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
Tivemos a graça de participar deste evento inesquecível. A vigília da chegada criou em nós uma expectativa contagiante, a cada aperto de mão, em cada abraço entre os participantes dava para sentir que algo de especial estava para acontecer. O cenário estava preparado, as relíquias foram acolhidas e sentimos que São João Calábria estava ali, no meio de nós. Aí por diante só alegria. A caminhada até a casa das irmãs e a acolhida, não esqueceremos. A missa, os animadores e a homilia, inesquecível.
Na vigília durante à noite, já de madrugada, um grupo representou a nossa comunidade. Um fato chamou a nossa atenção. Diante do cenário e com as relíquias presentes diante do altar reinava um silêncio respeitoso.
Uma senhora do grupo acenou, vamos ficar em silêncio, não somos dignos de falar algo em voz alta, mas o silêncio foi quebrado e nosso coração se abriu e o terço e a Coroazinha da Divina providência pediram espaço. Esta hora que foi concedida a nossa comunidade não esqueceremos jamais. Participamos da missa no Santuário, animada por um coral fantástico que encerrou as solenidades em nosso meio. Foram emoções fortes e gratificantes quando as relíquias partiram para cumprir a sua missão em outras terras. Quando a noite ia caindo sentimos vontade de pronunciar as palavras dos discípulos de Emaús: Já é tarde e a noite vem, fica conosco São João Calábria!
Não encontro palavras para agradecer. Que Deus seja louvado por tudo!
MACAPÁ/AP:
Ainda pouco sai da igreja, tive o privilégio de ver uma das relíquias e lembrei do que minha mãe dizia: valorize as pequenas coisas, quando tiveres triste. Quando não estiver mais aqui olhe minhas fotos e lembre do cheiro dos meus cabelos. Hoje entendo que tudo são sinais de Deus em nossas vidas seja em família ou em comunidade! Meu coração se alegrou porque temos esses presentes, PRESENTES NO MEIO DE NÓS. É lícito dizer que Deus caminha em nosso meio, vive conosco e por culpa do nossos pecados não O reconhecemos. É um mistério os desígnios Dele! Espero poder contar pros amigos e parentes, filhos... que tive a dádiva de conhecer a história de um santo; rezar todos os dias a Coroazinha, principalmente no hospital e dizer: Eis me aqui Senhor! (T. A.)
Mais em Notícias
- PRÉ-COP Norte: Igreja no Brasil fortalece sua voz na defesa da Casa Comum rumo à COP-30A Pré-COP realizada nos dias 25 e 26 de março em Belém (PA), reuniu representantes da Igreja para refletir e fortalecer a sua atuação diante da c...
27.03.2025 | 4 minutos de leitura
- Delegação Nossa Senhora Aparecida prepara Avaliação do Triênio com participação de toda a Família CalabrianaQue este tempo de escuta e reflexão seja vivido como um verdadeiro ato de confiança na Divina Providência, renovando em todos nós o ardor mission...
27.03.2025 | 3 minutos de leitura
- 12 Anos do Centro-Dia Adulto: Celebrando Inclusão, Autonomia e DireitosO Centro-Dia Adulto celebrou 12 anos de atuação no Maranhão, promovendo inclusão, autonomia e direitos para pessoas com deficiência, em parceria ...
27.03.2025 | 2 minutos de leitura
- Relatório de Transparência e Igualdade Salarial – 1º semestre de 2025
27.03.2025 | 2 minutos de leitura
- Encontro Regional dos Irmãos Externos e Leigos Calabrianos 2025: Unidade, Esperança e Missão no Coração da Família CalabrianaO Encontro dos Irmãos Externos e Leigos Calabrianos 2025 reunirá, de 1º a 3 de maio, participantes de todo o Brasil para vivenciar o tema “Peregr...
26.03.2025 | 4 minutos de leitura
- Família Calabriana é convidada a vivenciar o Itinerário Formativo 2025Toda a Família Calabriana é convidada a vivenciar com fé e alegria os 9 encontros do Itinerário Formativo 2025: "A Esperança Não Engana", em com...
25.03.2025 | 3 minutos de leitura
- Pastoral Calabriana Nacional realiza sua primeira reunião de 2025: oração, partilha e sonhos para o futuroA Pastoral Calabriana Nacional realizou seu primeiro encontro de 2025, marcado por oração, partilha de experiências e construção coletiva de sonh...
24.03.2025 | 3 minutos de leitura
- Animação Vocacional na Paróquia São Vicente de Paulo em Ponta PorãA Paróquia São Vicente de Paulo, em Ponta Porã/MS, vive um tempo especial de fé e discernimento com a Animação Vocacional, envolvendo famílias,...
24.03.2025 | 3 minutos de leitura
- Conselho da Família Calabriana no Brasil realiza reunião online sobre o EGO DIXIO Conselho da Família Calabriana no Brasil realizou, no dia 12 de março, uma reunião online para discutir a missão do Conselho e a aplicação do ...
12.03.2025 | 2 minutos de leitura
- Reunião Online com os Coordenadores do Encontro dos Irmãos Externos e Leigos CalabrianosA reunião online da coordenação do Encontro dos Irmãos Externos e Leigos Calabrianos definiu os preparativos, desafios e ações para o evento que...
12.03.2025 | 4 minutos de leitura