Exposição Itinerante em Quixadá
Dia de fé, devoção e gratidão!
Notícias
07.09.2023 17:50:00 | 4 minutos de leitura

No dia 6 de setembro, o município de Quixadá, no Ceará, foi agraciado com a presença da Exposição Itinerante contendo as Relíquias de São João Calábria, um evento que comoveu a comunidade local. Atualmente, em Quixadá trabalham as Irmãs Pobres Servas da Divina Providência, que acompanham Dom Adélio, Bispo Emérito da Diocese de Quixadá, mantendo viva a espiritualidade e o legado do santo.
A Exposição Itinerante teve início com uma solene celebração da santa Missa às 09:00 na capela do Remanso da Paz. A cerimônia foi presidida pelo Padre Hermes José Novakoski e concelebrada pelos Padres José Maria e Marcelo. Durante a homilia, Padre Hermes resgatou momentos marcantes na vida de São João Calábria, incluindo o encontro transformador com um menino na porta de sua casa, quando ainda era seminarista. Ele também destacou o convite feito pelo Padre Calábria a um grupo de idosos para oferecerem suas orações e sofrimentos pelas vocações, pela Obra e pela salvação das almas. São João Calábria era conhecido por seu coração generoso, acolhendo a todos sem distinção. O padre concluiu sua mensagem instando os presentes a amarem mais a Deus e a servirem o próximo, inspirando-se no exemplo de São João Calábria: "Sejamos Evangelhos Vivos, como foi São João Calábria."
Antes da bênção final, ocorreu o ritual simbólico da coleta de terra de Quixadá, que seguirá junto com a Exposição Itinerante, juntando-se à terra de outros estados. Esse gesto carregado de significado uniu os presentes em um sentimento de comunhão.
A Exposição Itinerante permaneceu no Remanso da Paz até às 17:00, recebendo um grande número de devotos e fiéis que vieram para venerar as relíquias de São João Calábria.
Às 18:00, a Exposição Itinerante foi aberta ao público na Paróquia São Francisco, e às 18:30, uma solene Missa foi celebrada. A Paróquia São Francisco tem uma conexão especial com a Congregação, pois por cerca de 20 anos, os sacerdotes da Congregação serviram ao povo de Deus nesse local. A Missa foi presidida pelo Padre Hermes José Novakoski e concelebrada pelo Pároco, Padre Francisco, e outros sacerdotes. A cerimônia contou com a participação dos Leigos Calabrianos e dos demais fiéis da comunidade.
Durante a homilia Padre Hermes também abordou o simbolismo por trás das relíquias expostas. Os sapatos de São João Calábria representam um convite para que todos se coloquem a caminho, lembrando que a Igreja é missionária e deve estar sempre em saída, buscando aqueles que abandonaram a fé.
Os óculos simbolizam a importância de olhar para as pessoas como irmãos, filhos do mesmo Pai, em contraste com a distração proporcionada pelas telas de celulares e televisões. Padre Hermes incentivou a contemplar a vida a partir da ótica de Deus.
A carta presente na exposição convida a todos a serem promotores do Evangelho, deixando para trás a propagação de negatividade e focando em anunciar a mensagem de amor e esperança.
O relógio, por sua vez, convida a aproveitar o tempo com atividades que nos tornem pessoas melhores, lembrando que seremos julgados pela caridade que praticamos ou pela omissão.
A carteira nos exorta a entender que tudo o que temos é providência de Deus e nos chama a compartilhar com os menos afortunados. Padre Hermes ressaltou que as mãos abertas são aquelas que doam e recebem, enquanto as mãos fechadas não podem realizar essas ações.
A estola representa o chamado para amarmos nossa vocação, cuidando e protegendo nossas famílias e comunidades das influências negativas.
A Exposição permaneceu na Paróquia até às 21:00, proporcionando aos fiéis a oportunidade de rezar e se aproximar das relíquias de São João Calábria, enriquecendo suas vidas espirituais.
A cidade de Quixadá expressa sua profunda gratidão pela visita das relíquias de São João Calábria. Esse momento significativo reafirma a presença e o impacto do Carisma Calabriano nessas terras por mais de 30 anos, continuando a dar frutos e inspirando a comunidade a seguir os passos desse grande santo.











Mais em Notícias
- Relíquias de São João Calábria deixam o Brasil após peregrinação marcanteAo longo de 45 dias, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar das relíquias de São João Calábria, experimentando momentos de fé...
22.09.2023 | 4 minutos de leitura
- Relíquias se despedem de Feira de Santana, deixando legado de confiança à Providência e chamado à santidadeFindada a programação oficial, as relíquias já se despedem de Feira de Santana e do Brasil, mas deixam um precioso legado: a confiança e o abando...
21.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Relíquias de São João Calábria levam emoção no segundo dia de exposição em Feira de SantanaNeste segundo dia as relíquias estiveram em exposição na Comunidade N. Sra. Aparecida, na Catedral e na Igreja Matriz, Nossa Senhora das Graças.
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Com alegria e devoção, fiéis recepcionam relíquias de São João Calábria em Feira de SantanaA visita faz parte da Exposição Itinerante Terra & Sangue, em comemoração aos 150 anos de vida do santo. As relíquias estão percorrendo todo o m...
20.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria encerra sua Jornada em JacundáA jornada da Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria no Brasil está chegando ao seu fim. Após passar por diversos estados, a e...
18.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Missa encerra Exposição Itinerante na Paróquia São João BatistaAntes da bênção final, foi realizada a tradicional coleta da terra, um gesto simbólico que representa a conexão entre o passado, presente e futur...
17.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Buscar o Reino de Deus é a centralidade do discipulado, diz Dom Vital"São João Calábria viveu uma vida transbordante de caridade".
16.09.2023 | 2 minutos de leitura
- "Vocês são as relíquias vivas de São João Calábria", afirma Dom AlbertoMilhares de pessoas prestigiaram esses dois dias em que as relíquias permaneceram em Marituba, no estado do Pará.
15.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Formação do Primeiro Grupo Calabriano em GuarabiraRezemos para que esta semente dê muitos e bons frutos.
14.09.2023 | 2 minutos de leitura
- Exposição Itinerante das Relíquias de São João Calábria em MaritubaAs Comunidades Nossa Senhora da Paz e São João Calábria foram sede da Exposição.
14.09.2023 | 2 minutos de leitura