ECOS DO ENCONTRO | MARITUBA – PARÁ
Vozes da Amazônia celebram a graça de viver a espiritualidade calabriana em comunhão
Notícias
10.05.2025 07:00:00 | 4 minutos de leitura

Os dias vividos no Encontro Regional dos Irmãos Externos e Leigos Calabrianos 2025 em Marituba/PA seguem ecoando nos corações daqueles que participaram desta grande experiência de fraternidade, formação e fé.
Hoje, com imensa alegria, compartilhamos os ECOS DO PARÁ, que chegam por meio de depoimentos repletos de gratidão, espiritualidade e testemunho vivo de quem experimentou a força do carisma de São João Calábria.
Em comunhão com irmãos e irmãs de São Luís, Macapá e Jacundá, os participantes de Marituba viveram dias marcados por um forte senso de pertença, acolhida e esperança — expressões concretas da vida de uma Família Calabriana unida pelo amor à Divina Providência.
Ecos do Pará – Depoimentos que tocam a alma
Andreia Siqueira“Irmãos e irmãs de caminhada, deixo aqui meu agradecimento e minha gratidão por estes momentos de reflexão e aprendizado. O Encontro da Família Calabriana foi o alimento para minha alma, foi fortalecimento espiritual, e isso fará muita diferença na minha vida familiar, pessoal e profissional a partir deste momento. Somos convidados a sermos Peregrinos da Esperança, a fazer a diferença na vida dos ‘últimos’, assim como São João Calábria fez. Fomos atraídos pela espiritualidade, carisma e fraternidade. E agora nos é esperado que geremos bons frutos, sejamos esperança na vida de quem precisa. Fomos renovados e impulsionados a fazer a diferença e a confiar na Divina Providência. Aos irmãos e irmãs que estiveram conosco, até breve. Shalom!”
Auxiliadora de Paula Carvalho“Quero aproveitar esta oportunidade para manifestar minha gratidão a Deus e a todos por ter participado de mais um Encontro da Família Calabriana. O encontro superou minhas expectativas, foi maravilhoso! O tema ‘Peregrinos da Esperança, Caminhando com Cristo para Transformar o Mundo’ nos ajudou a viver com mais fé e esperança. Durante o encontro, sentimos que realmente somos Evangelhos Vivos, e que não importa onde estamos — o essencial é deixar-se conduzir pela Providência Divina, mergulhando cada vez mais no carisma do nosso fundador, São João Calábria. Que Deus nos abençoe grandemente e que São João Calábria interceda por toda a Família Calabriana.”
Marilda dos Santos Barros“Eu, como leiga calabriana, venho aqui expressar com poucas palavras a minha alegria de ter vivenciado este momento de graça e de ter adquirido mais conhecimento sobre a espiritualidade da Família Calabriana e sobre o carisma calabriano. Com a participação e orientação dos religiosos, caminhamos unidos na missão e refletimos sobre nossa responsabilidade com a Casa Comum. Para mim, foi de suma importância participar deste encontro. Ele me fortaleceu e reabasteceu meu coração na fé e na esperança, através de tantas experiências profundas e marcantes. Que Deus nos dê coragem para seguirmos caminhando do jeito que o saudoso Papa Francisco nos ensinou: esperançar sempre. Gratidão.”
Glaucilene Ribeiro“Participar do Encontro da Família Calabriana foi uma oportunidade especial para construir e fortalecer laços, revigorar a fé e aprofundar a espiritualidade, criando um ambiente de apoio e comunhão. Encontros como esse proporcionam momentos inesquecíveis, que impulsionam nossa jornada e intimidade com Deus.”
Willians Félix“O Encontro Regional Amazônico de Leigos Calabrianos 2025 foi um momento de espiritualidade profunda e troca de experiências com nossos irmãos leigos da Amazônia. Tivemos a oportunidade de escutar palavras sábias do nosso Casante, além das palestras que renovaram e fortaleceram a nossa fé. Só tenho a agradecer pela oportunidade de viver esse momento e buscar seguir os ensinamentos de São João Calábria onde eu estiver.”
Vivência que se transforma em missão
As palavras que chegam de Marituba são um retrato fiel daquilo que foi vivido: uma profunda experiência de comunhão e renovação espiritual. A diversidade de sotaques, histórias e trajetórias foi unida pela única certeza de que Deus é Pai e cuida de todos com amor infinito.
O encontro deixou marcas em cada coração, gerando compromissos concretos de serviço, fraternidade e evangelização, sempre impulsionados pelo carisma da Providência e da esperança ativa.
Continuamos unidos como Família
Os Ecos do Pará são mais uma prova de que a Família Calabriana está viva e em saída, aberta ao Espírito e atenta aos clamores do mundo. Que os frutos deste encontro sigam se multiplicando nas comunidades, famílias, paróquias e obras onde cada leigo calabriano atua.
Inspirados por São João Calábria, sigamos como Peregrinos da Esperança, anunciando com a vida que Deus é Pai, e Pai de amor!
----
Acompanhe as Notícias da Delegação através do canal no WhatsApp!
Mais em Notícias
Congregação Pobres Servos da Divina Providência publica Protocolo para a tutela de menores e pessoas vulneráveisCuidar dos mais vulneráveis é um compromisso de amor, justiça e fidelidade ao Evangelho.06.03.2026 | 7 minutos de leitura
Jovem inicia caminhada no Postulantado dos Pobres Servos da Divina Providência em Porto AlegreA vocação nasce quando o coração aprende a confiar plenamente na Providência e se dispõe a dizer, com generosidade: Senhor, eis-me aqui, fazei d...06.03.2026 | 3 minutos de leitura
Rede Calábria amplia presença no Rio Grande do Sul e inicia atuação na Educação Integral em Arroio do MeioEducar é semear esperança no coração das novas gerações e confiar que cada criança pode florescer quando encontra acolhida e oportunidades.05.03.2026 | 4 minutos de leitura
Educação Infantil da Rede Calábria retoma atividades e acolhe mais de 2,3 mil crianças em Porto AlegreUm recomeço marcado por acolhimento, alegria e compromisso com o desenvolvimento integral na primeira infância.04.03.2026 | 4 minutos de leitura
São Luís do Maranhão inicia nova turma de Aspirantes a Irmãos ExternosCom 24 novos Aspirantes em São Luís, a Providência continua a chamar leigos a serem Evangelhos vivos no coração do mundo.03.03.2026 | 4 minutos de leitura
Encontro online marca o início do Ano Formativo dos Junioristas em 2026Junioristas iniciam o Ano Formativo 2026 com encontro online e definem propósito espiritual: “Edificar uma Casa”02.03.2026 | 3 minutos de leitura
Irmãs Pobres Servas da Divina Providência partem do Brasil e inauguram nova missão na República DominicanaComunidade “Nuestra Señora de Altagracia”, erigida nos arredores de Santo Domingo, expressa o dinamismo missionário da Congregação e amplia a ...26.02.2026 | 7 minutos de leitura
Paróquia São Vicente de Paulo encerra Semana Vocacional com profunda experiência de fé, alegria e renovação do chamadoDeus continua a chamar; felizes os que, na alegria e na conversão do coração, têm coragem de responder: ‘Eis-me aqui, Senhor, envia-me.23.02.2026 | 5 minutos de leitura
Retiro MECES e SAV fortalece missão durante a Semana VocacionalDentro da programação da Semana Vocacional, foi realizado o Retiro para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, reunindo os mi...22.02.2026 | 3 minutos de leitura
Encontro Vocacional em tarde de escuta e discernimento na Paróquia São Vicente de PauloDando continuidade à Semana Vocacional, 23 meninos participaram de um Encontro Vocacional promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) e co...21.02.2026 | 3 minutos de leitura