Falecimento Pe. Gianfranco Marton, missionário de Treviso-ITA

falecimento_marton

Neste dia 24 de abril de 2016 a Diocese de Treviso, Itália, perdeu um de seus grandes missionários e sacerdote, Padre Marton que faleceu aos 79 anos de idade. 

Padre Gianfranco Marton (Padre Marton) nasceu em 29 de agosto de 1936 em Mogliano Veneto filho de Pietro Battistella e Evelina. Ingressou no seminário diocesano ainda jovem e em 04 de setembro de 1960 foi ordenado sacerdote por Dom Antonio Mistrorigo na Catedral de Treviso. Realizou seus estudos de licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e, doutorado em filosofia na Universidade de Lovaina (Bélgica). Lecionou no Seminário Menor e no Seminário Maior de Treviso. Foi assistente da seção de Treviso da FUCI, a Federação Italiana Universidade Católica, e desenvolveu sua missão pastoral nas paróquias de freguesia de Fontane e Lancenigo, e desde 2015 atuava na canônica Fair. Ainda foi Diretor do Seminário para a América Latina em Verona (CEIAL - Cum), Diretor do Centro missionário de Treviso, membro do Conselho Presbiteral, membro do conselho pastoral diocesano, membro da Comissão "Justiça e Paz", da Comissão de Coordenação dos imigrantes e da Comissão para o Ecumenismo.

 

Por vários anos, Padre Marton, foi ainda o responsável pelo centro missionário diocesano, onde o mesmo manteve sempre relação direta com os missionários, e em particular com o fidei donum, onde entre estes estava o saudoso Padre Luis Cecchin o qual tinha Padre Marton como grande amigo. Padre Luis que em vida, acolheu duas visitas do amigo Padre Marton ao Centro de Formação.  

Padre Marton, fez várias publicações e artigos que o fizeram conhecido em toda a Itália e no mundo. Uma de suas grandes obras escritas é: ?Quem foste ver no sertão??, que narra a biografia do saudoso Padre Luis Cecchin em terras brasileiras em favor dos pobres e mais sofridos.

O funeral ocorrerá nesta quinta-feira, 28 de Abril as 10:00,  com missa presidida por Dom Gianfranco Gardin, na Catedral de Treviso - Itália.

O Instituto Padre Luis Cecchin, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo e toda comunidade Limoeirense está unida em oração a diocese de Treviso e aos familiares do Padre Marton neste momento de saudades.