Encontro de Gestores Calabrianos 2017 | encerramento

Encontro de Gestores Calabrianos 2017 | encerramento
Encontro de Gestores Calabrianos 2017 | encerramento

No dia 21 de outubro, último dia do XIV Encontro de Gestores Calabrianos, em Farroupilha-RS. Após a acolhida inicial irmão Gedovar Nazzari, PSDP, Ecônomo Geral, aprofundou o "Programa de Gestão da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência: Um compromisso de todo colaborador Calabriano" apontando alguns aspectos da evolução do conceito de gestão da sociedade industrial e da sociedade do conhecimento.
Ir. Gedovar fez um questionamento a todos "O que se exige de um gestor hoje, em uma sociedade do conhecimento?", também complementou "ter cultura, autoestima, grande capacidade de decidir, coragem, autoridade e demonstrar-se preparado, ser coerente com aquilo que diz". Pe. Ivo Pasa, delegado da Delegação São João Calábria - Europa, dos Pobres Servos da Divina Providência, apresentou o Programa de Gestão que está sendo executado nas atividades desenvolvidas na Europa e comentou como está sendo a experiência. Pe. Ivo destacou que: "O que são metas para as empresas para nós são meios". Citou um exemplo "em uma escola não iremos somente desenvolver a educação, nós daremos uma educação de qualidade e divulgaremos o carisma Calabriano". Também promoveu a reflexão dos pilares do trabalho calabriano "Deus é pais e ama com predileção, confiança e abandono na providência, espírito de família, amar ao pobre e abandonado, todo mundo é de Deus ? os missionários".
 
Pe. Jailton Lino, ecônomo da congregação no Brasil, propôs uma dinâmica: que os participantes do encontro se dividissem em quatro grupos afins, sendo: saúde, social, educação, paróquias e casas de formação, para refletir "A partir deste encontro que metas colocaremos e como trabalharemos". Os grupos retornaram após um tempo e partilharam as experiências e os diálogos.
 
Em 2018 a Congregação estará assumindo a AMECC - Associação Menores Com Cristo, uma atividade social desenvolvida no município de Guarabira, no estado da Paraíba. O presidente da AMECC, Sebastian Haury, apresentou a história e os projetos desenvolvidos na instituição que possui 27 anos de trabalho junto aos mais pobres e necessitados.
 
Pe. Gilberto Bertolini, Delegado da Congregação no Brasil, agradeceu a presença e o trabalho desenvolvido por todos os gestores que estavam presentes e fez as considerações finais para o encerramento do encontro.