XIV ENGEC | Gestão, sustentabilidade e voluntariado | Segundo dia

XIV ENGEC | Gestão, sustentabilidade e voluntariado | Segundo dia
XIV ENGEC | Gestão, sustentabilidade e voluntariado | Segundo dia

No dia 20 de outubro, foi o segundo dia do XIV Encontro de Gestores Calabrianos, no Seminário Apostólico Nossa Senhora do Caravágio, em Farroupilha/RS.

Governança corporativa- possibilidades foi o tema desenvolvido pelo Dr. Rogério Pires, Superintendente do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre/RS. Com base no IBGC ? Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa, comentou alguns aspectos de boas práticas de uma gestão sustentável, tais como a transparência dos processos, equidade, prestação de contas, controles internos, auditoria interna e externa, estratégia, gestão com pessoas e minimizando riscos.

O assessor Clovis Tramontina, diretor presidente da Tramontina S/A, conduziu o tema Sustentabilidade e compromisso social, explicou o surgimento da empresa Tramontina, situação atual e as expectativas de atuar em novos mercados como a África e a Alemanha. Sr. Clovis enfatizou a importância de se fazer quatro perguntas chaves para um boa gestão, sendo elas: 1- Ter capacidade de inventar algo novo?; 2- Introduziu um novo bem, abriu um novo mercado ou criou um novo método de produção?; 3- É criativo?; 4-É guiado pela paixão?, também comentou que o ?segredo é a simplicidade, melhorar o desempenho, achar soluções simples para problemas complexos?.

Luciano de Araújo Mendonça aprofundou a temática ?O PDCA como ferramenta indispensável na boa gestão? sendo que esta ferramenta de gestão é tão importante para as empresas quanto para os funcionários. Comentou sobre os processos de melhorias contínuas ? Kaizen e a gestão de novos processos ? Kakaku, são ferramentas desenvolvidas no Japão para a gestão de empresas.

O Voluntariado ? implicações e benefícios, foi conduzido por José Alfredo Nahas que é Superintendente da Parceiros Voluntários, Porto Alegre/RS, e comentou o trabalho realizado pela Parceiros Voluntários, a captação, orientação e encaminhamento de voluntários para as instituições do terceiro setor parceiras. José relatou sobre o poder de cooperação do voluntariado que deve ser organizado, promover uma relação ética, responsável, ter uma consciência cívica e comprometida com a missão da instituição. Relatou algumas experiências da Parceiros com a gestão de cursos de qualificação para o terceiro setor e comentou a relação com o Abrigo João Paulo II que há mais de 18 anos recebe voluntários da Parceiros e mantém um vínculo de aprendizado e troca de experiências.

O grupo Náni, de Farroupilha, cultiva a cultura italiana com humor e simplicidade, realizou a apresentação de diversas músicas e danças típicas da Itália e distribuíram lembranças do encontro. Após padre Gilberto Bertolini conduziu a celebração eucarística juntamente com os padres e demais pessoas presentes no encontro.

Para encerrar o dia foi realizada a Noite Cultural no CTG ? Centro de Tradições Gaúchas Ronda Charrua, localizada no município de Farroupilha, que serviu um saboroso churrasco e as invernadas jovem e mirim realizaram algumas apresentações de danças Gaúchas.