Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade
ACEITAR E FECHAR
 
  • Juventude Calabriana
    Juventude Calabriana
    A juventude Calabriana é uma resposta dos jovens, que em algum momento, tiveram contato com um ramo da Família Calabriana e se sentiram cativados a viver o carisma calabriano, a espiritualidade e a radicalidade evangélica, dentro do grupo de jovens.

    Sabemos que a fase da juventude é crucial na formação do indivíduo e que tem seus desafios, por isso, o grupo da juventude Calabriana vem oportunizar aos jovens um espaço, onde eles possam participar dos encontros feitos, por e para eles, com o intuito de manter a essência sagrada da juventude, despertando assim, o desejo de conhecer mais sobre Deus, a sua Obra e a Sua Providência.

    Um ponto forte, característico de um grupo de jovens calabrianos está no acolhimento e no reconhecimento do outro como filho do mesmo Pai, assim se busca criar vínculos entre todos os participantes do encontro, criando a partir disso, uma amizade para a vida. Mesmo o jovem que por alguma circunstância não continue participando do grupo, ele sempre será lembrado como parte de uma família e de certa forma, saberá da sua responsabilidade de ser luz para outras pessoas: jovens sendo evangelhos vivos.

    Quem são?
    São jovens, que geralmente estão na etapa da crisma, ou já terminaram, com o desejo de dar continuidade no seguimento da fé, dentro da Igreja, e que a partir da experiência feita com a espiritualidade deixada por São João Calábria buscam viver a fé a partir da pedagogia Calabriana, da radicalidade e testemunho de vida do santo e dos símbolos que ele utilizava para expressar o amor de Deus por nós.

    A faixa etária para o jovem participar do grupo é muito variável. Podendo ser a partir dos doze anos ou de acordo com cada realidade e contexto das diversas regiões do Brasil e do mundo. Por exemplo, nada impede de se criar um grupo de jovens universitários.

    Qual a missão do grupo?
    O principal objetivo da Juventude Calabriana é o de inserir os jovens na “vida da Igreja”, ou seja, que a juventude viva com amor e se sinta parte da caminhada de fé, junto a Jesus Cristo. Para isso se faz extremamente necessário o acompanhamento de um/a religioso/a, ou um casal com o grupo, para ajudá-los no processo de discernimento, sem tirar dos jovens o protagonismo.

    Um ponto forte da inserção dos jovens na Igreja é que de alguma forma eles participem das atividades da comunidade, liturgia e atividades sociais em prol dos mais necessitados. Por exemplo, se na Paróquia existe o grupo dos vicentinos, a Caritas, Pastoral da sobriedade ou do idoso, os jovens calabrianos devem estar junto, acompanhando e sendo um sinal do amor de Deus, “indo aonde humanamente não há nada a se esperar”.

    A partir do contato com a espiritualidade e o fortalecimento do sentido de ser cristão, naturalmente, cada jovem abraça para si o sentido missionário da Obra que é o de avivar no mundo a fé e a confiança em Deus, Pai de todos e o abandono na sua Divina Providência.
     
     

    Copyright © Pobres Servos da Divina Providência.
    Direitos reservados, acesse a política de privacidade.