Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade
Aceitar Cookies
Recusar Cookies
 
  •  
     

    Roteiro Adoração ao Santíssimo Sacramento

    Maria, Mulher Eucarística

    Espiritualidade Calabriana

    04.05.2023 09:12:53 | 12 minutos de leitura

    Roteiro Adoração ao Santíssimo Sacramento

    Iniciemos juntos: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

    Oração do abandono: Pai, em tuas mãos eu me entrego. Faze de mim o que quiseres. Por tudo o que fizeres de mim, eu Te agradeço. Estou disposto a tudo, aceito tudo, contanto que tua vontade seja feita em mim e em todas as Tuas criaturas. Não desejo mais nada, meu Deus. Ponho minha alma em Tuas mãos, entrego-a a Ti, meu Deus, com todo o ardor de meu coração porque Te amo e é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me, em Tuas mãos, sem medida, com infinita confiança, porque Tu és meu Pai.  Amém.

    (Enquanto o Santíssimo é exposto, canta-se) 

    Eu navegarei no oceano do Espírito; e ali adorarei o Deus do meu amor. Eu adorarei ao Deus da minha vida, que me compreendeu sem nenhuma explicação.
    /: Espírito, Espírito, que desce como o fogo. Vem como em Pentecostes e enche-me de novo. :/
    Eu servirei ao meu Deus fiel; ao meu libertador, aquele que venceu. Eu adorarei ao Deus da minha vida, que me compreendeu sem nenhuma explicação.

    P.: Graças e Louvores se deem a todo o momento. 
    T.: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.  
    P.: Gloria ao Pai... 

    (Momento de oração pessoal e contemplação em silêncio.)

    Invocação ao Espírito Santo
    Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar. O que devo dizer. Como devo dizê-lo. O que devo calar. O que devo escrever. Como devo agir. O que devo fazer. Para obter a Vossa glória, o bem do mundo e minha própria santificação. Amém.

    Canto: Tu és fonte de vida, tu és fogo, tu és amor. Vem Espírito Santo Vem Espírito Santo. (repete se três vezes)

    Animador: A relação de Maria com o mistério da Eucaristia está baseada fundamentalmente na sua atitude interior. “Para além de sua participação no banquete eucarístico, pode-se delinear a relação de Maria com a Eucaristia a partir da sua atitude interior. Maria é a mulher ‘eucarística’ na totalidade da sua vida. Maria em solidão acolhe a Jesus. É o primeiro tabernáculo de Deus; é o lugar da teofania que marca a ação privilegiada na qual Deus se manifesta. Maria, quando leva no seu ventre o Verbo encarnado, de certo modo Ela serve de ‘sacrário’ - o primeiro ‘sacrário’ da história. 

    Do Evangelho de São Lucas: 1,26-38
    Anúncio do nascimento de Jesus
    Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: 
    “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

    Canto: A ESCOLHIDA

    Uma dentre todas foi a escolhida, foste tu Maria, serva preferida Mãe do meu Senhor; mãe do meu Salvador.
    /: Maria, cheia de graça e consolo; venha caminhar com teu povo. Nossa Mãe sempre serás.:/ 
    Roga pelos pecadores desta terra; roga pelo povo que teu Deus espera, Mãe do meu Senhor, mãe do meu Salvador.

    Dos escritos de São João Calábria: 
    “O querido e santo mês de maio, mês de Maria, mês de graças. Tenho muita confiança de que Maria, movida de compaixão por tantas misérias, Ela que é Mãe da misericórdia, nos obtenha primeiro de tudo a reforma da nossa vida, e depois a tão suspirada paz”.
    “Diante da maré de corrupção que avança sempre mais devastadora e ameaçadora, diante do abismo assustador em direção ao qual se encaminha a pobre humanidade, diante da visão apocalíptica de novos conflitos e desastres, não há, meus queridos e amados irmãos, nenhuma outra esperança a não ser no filial e fervoroso recurso à nossa comum e celestial Mãe e Rainha. Foi isso que sempre aconteceu nos momentos mais graves da história, e é isso que irá acontecer no presente”. 
    “Que a nossa querida Mãe Maria olhe de modo propício para a Igreja, para o mundo. Olhe, em particular, para tantos irmãos nossos que sofrem perseguições desumanas por causa da fé e nos obtenha um sincero retorno à vida cristã, a fim de que surja finalmente uma nova era de paz e de vida verdadeiramente cristã. Assim seja!” 

    Canto: MARIA MÃE DOS CAMINHANTES

    Maria, mãe dos caminhantes, ensina-nos a caminhar. Nós somos todos viandantes, mas é difícil sempre andar.
    - Fizeste longa caminhada, para servir a Isabel. Sabendo-te de Deus morada, após teu Sim a Gabriel.
    - Depois de dura caminhada, para a cidade de Belém. Não encontraste lá pousada; mandaram-te passar além. 

    Do Evangelho de São Lucas: 1, 39-44
    Visita de Maria a Isabel

    Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. 

    Dos escritos de São João Calábria às irmãs:
    “Existe uma escola que devemos frequentar. Uma escola sem bancos, nem quadro, nem folha de chamada. Uma escola que tem um início, mas não um fim, ou melhor: tem um fim bem em outro lugar. É uma escola sem tempo. É a escola de Nossa Senhora. Maria, mãe de Jesus, ensina uma única “matéria”: o amor. Um amor materno particular que Ela mesma nutriu pelo seu Jesus. É o amor materno por excelência, reflexo perfeito do amor de Deus por cada ser humano.
    Maria, cujo seio foi o primeiro berço de Jesus, pôs a serviço de Deus o seu amor, desde o momento no qual pronunciou o seu fiat até os pés da Cruz. Cresceu e amou o filho de Deus com ternura, com dedicação, com cuidado, mas também reservadamente, no escondimento, com humildade”.

    ORAÇÃO DA FAMÍLIA CALABRIANA:  
    Ó Senhor, Deus Pai Misericordioso, olhai com benevolência para todos nós, membros da Família Calabriana; dignai-vos enriquecer-nos com vossa vida e animar-nos com vosso Espírito, para que respondamos fielmente ao vosso chamado. Conservai-nos sempre ó Senhor, no vosso amor pela intercessão da Imaculada Virgem Maria, de São José, de São João Calábria e de todos os nossos santos padroeiros. Enviai-nos religiosos, religiosas e leigos de espírito apostólico, para que unidos em uma só família, acreditemos em Vós e na vossa Palavra. Fazei que, libertos das preocupações deste mundo, repletos de confiança em vossa Providência, e em comunhão com quem vos representa, estejamos prontos para fazer a vossa vontade e a sofrer com Cristo para que as almas acolham o vosso santo Reino. Amém. 

    Canto: DEIXA TUA TERRA

    Deixa tua terra, teu mundo, preciso de ti! Vem, abandona tua casa, te quero falar! Abençoarei uma grande nação. Vai logo profetizar. Eu preciso do teu amor!
    /:Como é bonito, Senhor/do meio do povo escutar tua voz! É muito lindo saber que sempre caminhas no meio de nós:/ 
    Sei das angústias do povo, ouvi seu clamor! Sabes, eu vou libertá-lo, preciso de ti! Vai denunciar toda dor e opressão. Vai que contigo estarei. Eu preciso do teu amor.

    Animador: Estamos no mês de Maria, também no ano vocacional, por isso rezemos o terço pedindo a Mãe Maria santas vocações.
    (Podemos rezar algumas dezenas) 

    1ª dezena: Nesta primeira dezena, rezemos por todos os que foram inseridos no Corpo de Cristo, a Igreja, através do Sacramento do Batismo. Que na força do Espírito, possam viver a vocação à santidade e à alegria de ser Povo de Deus que caminha no mundo testemunhando a vida e salvação de Jesus Cristo

    2ª dezena: Nesta segunda dezena oremos pelas famílias, sobretudo as de nossa comunidade e por todos os que assumiram a vocação matrimonial. Que possam, com a graça divina, crescer na promoção da vida, dos valores humanos e cristãos, na vivência do amor e da fidelidade, do diálogo, respeito e perdão, sendo autênticas Igrejas domésticas e terrenos fecundos para novas vocações. 

    3ª dezena: Nesta terceira dezena, lembremos de todos os leigos, que assumiram a vocação de serem “sal da terra e luz do mundo”, vivendo e testemunhando Jesus Cristo nos diferentes âmbitos da sociedade. Recordemos todos os que se doam ao serviço nas nossas comunidades. 

    4ª dezena: Nesta quarta dezena recordemos de todos os que assumiram a Vida Consagrada, os religiosos e religiosas, homens e mulheres de fé, que buscam viver o Evangelho do Senhor e cultivar os diversos carismas de serviço e missão, nas nossas comunidades e no mundo inteiro. Que, na força do Espírito, sejam renovados e outros tantos possam despertar e abraçar esta mesma missão. 

    5ª dezena: Nesta quinta dezena, rezemos por todos os que abraçaram o ministério Ordenado, nossos diáconos, padres e bispos, que escutando a voz do Senhor, deixaram tudo para O seguir. Que Deus os fortaleça na missão, no serviço e na entrega da vida. Que o Espírito Santo continue a falar ao coração de muitos jovens para que se coloquem neste caminho de serviço e doação. 

    Oração pelas Vocações: Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosos para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém! 

    Canto: Tão sublime Sacramento adore neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar. Ao eterno Pai cantemos a Jesus, o redentor, ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém! 

    V. Do céu lhes destes o pão. Aleluia. 
    R. Que contém todo o sabor. Aleluia

    Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério de vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. R. Amém. 

    (Segue-se a bênção do Santíssimo) 

    Bendito seja Deus. Bendito seja o seu Santo Nome. Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus. Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração. Bendito seja o seu preciosismo Sangue. Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar. Bendito seja o Espírito Santo Paráclito. Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima. Bendita seja sua Santa e Imaculada Conceição. Bendita seja sua gloriosa Assunção. Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe. Bendito seja são José, seu castíssimo esposo. Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.

    P.: Graças e Louvores se deem a todo momento. 
    T.: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. 

    Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso Arcebispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este Arcebispado, a Paróquia em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém!

    Pai nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai... 

    P.: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! 
    T.: Para sempre seja louvado!


    Clique aqui para acessar todas as orações 

    Mais em Espiritualidade Calabriana
     

    Copyright © Pobres Servos da Divina Providência.
    Direitos reservados, acesse a política de privacidade.