Que todos sejam um: uma conversa sobre o Ecumenismo – TEOLOGIA
Importante salientar que o empenho ecumênico não se desenvolve somente na forma pastoral, mas também teológico, ambos necessitam de organização para favorecer o diálogo sobre as diferenças doutrinais e iniciativas de cooperação, oportunizando o processo de unidade.
Artigos
27.02.2024 08:00:00 | 3 minutos de leitura

Padre Rafael Pedro Susrina, psdp
Na perspectiva cristã, a busca pela unidade tem fundamentação teológica. Não é uma criação humana e muito menos propriedade terrena, mas reflexo do eterno: Deus Uno; que concede como objetivo à humanidade a comunhão Nele – perfeita unidade. Todavia, percebem-se as fragilidades da humanidade nesse percurso e principalmente o que a fez chegar no estado atual.
Por isso, constatar que antes do Concílio Ecumênico Vaticano II há um ‘vazio ecumênico’ não é, de todo mal, errado. Pois, sendo a Igreja universal, havia duas direções no caminhar: uma que salientava o conteúdo e outra a forma. No conteúdo afirmava que o mistério cristão estava presente somente nos dogmas Católicos; e a forma definia que a explicação dos mistérios só poderia acontecer pela racionalidade da fé, conforme a Teologia Católica. Ou seja, as Igrejas cristãs separadas eram consideradas, quase de forma total, como heréticas, ‘seitas’, além de que suas ações não podiam servir para a graça salvífica, e essa compreensão impossibilitava o início de qualquer diálogo. Elias Wolff (2002, p. 157) apresenta três características principais presentes no período histórico antes do Concílio:
rejeição, pois as doutrinas protestantes e anglicanas são consideradas inverdades no seu conteúdo, e falácia na sua exposição. [...] de indiferença, não há por que se preocupar com o diálogo doutrinal, pois ele já está acontecendo em outros ambientes, e os resultados obtidos até o momento não são muito animadores; de reducionismo, o que importa é incentivar a cooperação em iniciativas pastorais, o que pode acontecer com um mínimo de acordo doutrinal ou até mesmo apenas pela sensibilidade social da fé cristã.
Felizmente essas características, oficialmente, não são mais presentes, pois passos foram dados e continuam sendo trilhados, mas ainda é possível encontrar cristãos que defendem tais posturas. Importante salientar que o empenho ecumênico não se desenvolve somente na forma pastoral, mas também teológico, ambos necessitam de organização para favorecer o diálogo sobre as diferenças doutrinais e iniciativas de cooperação, oportunizando o processo de unidade. Assim, abre-se o percurso para conhecer alguns dos pontos teológicos que são de impedimento à plena unidade: o Ministério Ordenado, a Eucaristia, e a Virgem Maria.
Acompanhe a série de artigos:
No próximo artigo iniciaremos a parte Teológica do Ecumenismo:1. Ministério Ordenado2. Eucaristia
Referências bibliográficasJOÃO PAULO II (Papa). Carta encíclica “UT UNUM SINT”: sobre o empenho ecuménico. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 1995. NAVARRO, Juan Bosh. Para compreender o ecumenismo. São Paulo: Edições Loyola, 1995. 239 p.WOLFF, Elias. Caminhos do ecumenismo no Brasil: história, teologia, pastoral. São Paulo: Paulus, 2002. 456 p.
rejeição, pois as doutrinas protestantes e anglicanas são consideradas inverdades no seu conteúdo, e falácia na sua exposição. [...] de indiferença, não há por que se preocupar com o diálogo doutrinal, pois ele já está acontecendo em outros ambientes, e os resultados obtidos até o momento não são muito animadores; de reducionismo, o que importa é incentivar a cooperação em iniciativas pastorais, o que pode acontecer com um mínimo de acordo doutrinal ou até mesmo apenas pela sensibilidade social da fé cristã.
Mais em Artigos
- Evangelhos Vivos: O Chamado de São João CalábriaO ensinamento de São João Calábria permanece atual e necessário. Em um mundo marcado pela indiferença e pelo relativismo, a vivência autêntica ...
20.03.2025 | 3 minutos de leitura
- São José: Pai Amado, Modelo de Fé e TernuraSão José, modelo de fé, ternura e obediência, nos ensina a confiar em Deus, acolher nossa missão com coragem e viver a santidade no serviço humi...
19.03.2025 | 3 minutos de leitura
- Campanha da Fraternidade 2025 e a Espiritualidade Calabriana: Um Chamado à Confiança em Deus e ao Cuidado com a Casa ComumA Campanha da Fraternidade 2025 nos convida, à luz da espiritualidade calabriana, a confiar na Providência, viver a fraternidade e cuidar da casa co...
19.02.2025 | 5 minutos de leitura
- O sexto dia da criação e a Campanha da Fraternidade 2025O sexto dia colocou também a ordem de Deus que disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”(Gn 1,26).
14.02.2025 | 6 minutos de leitura
- Narrar a Esperança: A Missão dos Comunicadores no Mundo ContemporâneoA comunicação é uma missão que exige responsabilidade, coragem e compromisso com a verdade, promovendo a esperança e a reconciliação em um mund...
06.02.2025 | 3 minutos de leitura
- A Vocação Sacerdotal: O Chamado ao Sacrifício, à Santidade e à Doação TotalA vocação sacerdotal é um chamado divino que exige total entrega e adesão ao projeto de Deus para a vida do sacerdote.
16.01.2025 | 5 minutos de leitura
- Esperança e Divina Misericórdia: Dois Pilares no Pontificado do Papa FranciscoEsperança e Misericórdia: Dois Jubileus, Uma Revolução do Amor Cristão.
03.01.2025 | 4 minutos de leitura
- Papas e Jubileus - a abertura da Porta Santa na históriaA partir do Ano Santo de 1900, através das crônicas do L'Osservatore Romano e dos arquivos sonoros da Rádio Vaticano, reconstituímos alguns moment...
24.12.2024 | 11 minutos de leitura
- O Verbo de Deus veio habitar entre nósDicas para Viver Bem o Natal Cristão.
19.12.2024 | 4 minutos de leitura
- Preparando o Coração para o Santo Natal: dicas inspiradas nos Escritos de São João CalábriaPrepare-se para o Santo Natal com paz, humildade, vida interior e caridade, renovando sua fé e missão à luz dos ensinamentos de São João Calábri...
16.12.2024 | 4 minutos de leitura