Primeira Profissão Religiosa das Irmãs Missionárias dos Pobres
Um testemunho de entrega, fé e esperança para a Igreja
Notícias
03.01.2026 10:22:13 | 4 minutos de leitura

A Família Calabriana viveu, no dia 1º de janeiro de 2026, um momento de profunda graça e alegria com a Primeira Profissão Religiosa de duas jovens da Congregação das Irmãs Missionárias dos Pobres: Liz Carolina Escurra Benitez e Blanca Elizabeth Vega Miranda. A celebração ocorreu no Paraguai, reunindo religiosas, religiosos e membros da Família Calabriana, que se uniram em ação de graças pelo dom da vocação consagrada.
A Santa Missa foi celebrada na Paróquia Nuestra Señora de Ca’acupe, em Ciudad del Este – Paraguai, espaço mariano profundamente significativo para a fé do povo paraguaio. Nesse contexto orante, as jovens professas pronunciaram, pela primeira vez, os votos de pobreza, castidade e obediência, oferecendo livremente suas vidas a Deus no seguimento radical de Jesus Cristo, à luz do carisma confiado à Família Calabriana por São João Calábria.
A celebração contou com a presença do Pe. Massimiliano Parrella, Casante da Obra Calabriana; da Madre das Irmãs Pobres Servas, Lucia Bressan; e da Moderadora Geral das Missionárias dos Pobres, Ir. Jandira Balestrin. Também participaram Ir. Maria del Rosario Farias, Ir. Giovanna Lonis e Ir. Antonia De Bona, além de numerosos religiosos, religiosas e leigos comprometidos com a missão calabriana.
Estiveram igualmente presentes o Delegado da Delegação Nossa Senhora Aparecida, Pe. Jaime Bernardi, e o Delegado da Delegação Maria Imaculada, Pe. Jorge Conti, expressando a comunhão entre as diversas expressões da Família Calabriana espalhadas pelo mundo.
A beleza e a atualidade da vida religiosa consagrada
A Primeira Profissão Religiosa é um passo decisivo no caminho vocacional. Não se trata apenas de um rito, mas de uma escolha existencial: viver totalmente para Deus e para os irmãos, confiando-se à Divina Providência. Em um mundo marcado pelo imediatismo, pela busca de segurança pessoal e pela lógica do acúmulo, a vida religiosa consagrada permanece como sinal profético, lembrando que Deus é suficiente e que o amor doado gera vida nova.
Ao emitir seus primeiros votos, Carolina e Bianca tornam visível a força silenciosa da consagração: uma vida que se faz oração, serviço, escuta e disponibilidade. A missão das Irmãs Missionárias dos Pobres, profundamente enraizada na evangelização e na proximidade com os mais simples, expressa concretamente o Evangelho vivido no cotidiano, onde a fé se traduz em gestos, presença e cuidado.
Quem são as Irmãs Missionárias dos Pobres
As Irmãs Missionárias dos Pobres tiveram origem como um grupo de catequistas que atuavam no interior do Uruguai, colaborando com os missionários da Obra Calabriana. Com o amadurecimento do chamado, algumas dessas mulheres decidiram consagrar-se totalmente a Deus. Seus primeiros votos religiosos foram emitidos em 1962, em Porto Alegre, nas mãos do Pe. Luigi Pedrollo, primeiro sucessor de São João Calábria à frente da Obra.
Fiel ao carisma calabriano, a Congregação tem como missão central a evangelização, vivida de modo simples, próximo e profundamente humano. Atualmente, as Irmãs Missionárias dos Pobres estão presentes em comunidades no Uruguai, Brasil, Paraguai e Itália, testemunhando, em diferentes contextos culturais, a confiança total em Deus Pai Providente.
Um convite à oração e à esperança
Como Família Calabriana, unimo-nos com sincero afeto às jovens Carolina e Bianca, e a toda a Congregação das Irmãs Missionárias dos Pobres. Elevamos nossa gratidão a Deus por estas preciosas vocações, sinal de que o Senhor continua a chamar e a suscitar respostas generosas.
Que este acontecimento renove em toda a Igreja o apreço pela Vida Religiosa Consagrada e fortaleça a oração para que muitos outros jovens, tocados pela graça, tenham a coragem de dizer “sim” ao chamado de Deus, colocando suas vidas a serviço do Reino, especialmente junto aos pobres, aos esquecidos e aos que mais necessitam de esperança.
----
Acompanhe as Notícias da Congregação e da Igreja através do canal no WhatsApp!








Mais em Notícias
Alegria do MEJ e Celebração Penitencial na Paróquia São Vicente de PauloDentro da programação da Semana Vocacional, a Paróquia São Vicente de Paulo, em Ponta Porã, promoveu neste dia dois momentos marcantes de vivênc...17.02.2026 | 2 minutos de leitura
Paróquia São Vicente de Paulo inicia Semana Vocacional com “Carnaval com Cristo”Com o tema “Escolhi a Deus, escolhi a Vida”, encontro reuniu jovens e famílias na Comunidade Santa Luzia.14.02.2026 | 2 minutos de leitura
Mensagem do Casante marca início do Noviciado 2026O Noviciado é o tempo em que o coração aprende a confiar mais na Providência do que em si mesmo, e descobre que a verdadeira vocação floresce na...11.02.2026 | 3 minutos de leitura
Paróquia São Vicente de Paulo celebra Missa de Envio de jovens ao Centro de Orientação Vocacional de Campo GrandeQuando a comunidade acredita, acompanha e reza, o chamado de Deus encontra corações livres para dizer ‘sim’ e transformar a própria vida em dom...06.02.2026 | 4 minutos de leitura
Jubileu de Ouro de Vida Religiosa Consagrada celebra 50 anos de fidelidade e missão na Família CalabrianaEm Farroupilha/RS, cinco Pobres Servos renovam seu “sim” à Divina Providência em celebração presidida por Dom Alessandro Ruffinoni, marcada po...04.02.2026 | 5 minutos de leitura
Delegação Nossa Senhora Aparecida celebra ingresso de quatro jovens no NoviciadoO Noviciado é o tempo em que Deus toma o coração pela mão, purifica o chamado e transforma o desejo em entrega total à sua Divina Providência.03.02.2026 | 4 minutos de leitura
Mensagem do Casante no Dia Mundial da Vida ConsagradaA vida consagrada é o “sim” silencioso que, sustentado pela Providência, constrói o Reino de Deus na fidelidade, na gratuidade e no serviço ao...02.02.2026 | 3 minutos de leitura
Religiosos e Formandos da Família Calabriana realizam Retiro Anual em três turnosO retiro é o tempo em que Deus nos chama ao silêncio, não para nos afastar do mundo, mas para nos devolver à missão com o coração renovado e ch...29.01.2026 | 2 minutos de leitura
Encerramento da Assembleia da Delegação Nossa Senhora AparecidaQuando nos reunimos em espírito de fé e comunhão, a Assembleia deixa de ser apenas um encontro e se torna um lugar de escuta, onde a Divina Provid...14.01.2026 | 4 minutos de leitura
Primeira Santa Missa do Pe. Darci ZacaronEpifania do Senhor celebrada como dom, gratidão e envio: uma comunidade reunida em torno do altar05.01.2026 | 12 minutos de leitura