Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade
Aceitar Cookies
Recusar Cookies
 
  •  
     

    Páscoa de Ressurreição

    Jesus ressuscitou. Aleluia!

    Igreja

    17.04.2022 07:00:00 | 3 minutos de leitura

    Páscoa de Ressurreição

    As palavras humanas não podem expressar adequadamente o que aconteceu na madrugada e ao longo do dia da Páscoa. É grande demais o mistério e a comoção que enche o nosso coração. Procuraremos resumir os acontecimentos deste dia santíssimo, sabendo que seremos incompletos porque foram muitos os acontecimentos nestes dias.

    Assim se expressa São Mateus: “Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver a sepultura. De repente houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra, e sentou-se nela. Sua aparência era como a de um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo diante do anjo, e ficaram como mortos. Então o anjo disse às mulheres: “Não tenham medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou como havia dito. Venham ver o lugar onde ele estava. E vão depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou” (Mt 28,1-7).

    “Então as mulheres saíram depressa e Maria Madalena foi encontrar Simão Pedro e o Apóstolo São João e disse para eles: “Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram. Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo, que encontraram vazio; e não sabiam explicar o fato. Depois disso os discípulos Pedro e João voltaram para casa” (Jo 20,1-10).

    Maria Madalena, que amava muito Jesus, voltou ao túmulo procurando o Corpo de Jesus que imaginava escondido no jardim. Enquanto procurava apareceu-lhe o próprio Jesus que entre outras coisas lhe disse: “Vá dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês” (Jo 20,17).

    No entanto dois discípulos, desanimados, saíram de Jerusalém a caminho de Emaús. De repente apareceu-lhes Jesus que muito caminhou e dialogou com eles explicando-lhes as passagens da Escritura que falavam do Messias. Eles ficaram entusiasmados, mas reconheceram que aquele que caminhava com eles era o próprio Jesus somente quando se sentaram à mesa e Jesus “tomou o pão e o abençoou, depois o partiu e deu a eles” (Lc 24,30).

    Num momento deste dia Jesus apareceu também a Pedro (Lc 24,34). Os Evangelistas não nos falam, mas certamente a primeira Pessoa que viu Jesus ressuscitado foi Maria, a sua Mãe.

    “Ao anoitecer deste dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos, por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês”. Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. Jesus disse de novo: “A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês”. Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados” (Jo 20,19-23). E deste jeito Jesus instituiu o Sacramento da Confissão, e deu o poder à Igreja de perdoar os pecados.

    Fica para nós um grande agradecimento a Deus, que desde agora podemos chamar de Pai. E agradecemos também a Jesus que nos amou tanto que entregou a sua vida por nosso amor. Agradecemos novamente Jesus por ter criado a Igreja Católica que é a sua Igreja porque está fundada sobre Pedro, sobre o Papa, que atualmente é nosso querido Papa Francisco.

    Fica para cada um de nós o compromisso de viver os ensinamentos de Jesus para poder entrar um dia no Santo Paraíso onde viveremos eternamente felizes.  


    Padre Odorico Filippo, psdp.

    Mais em Igreja
     

    Copyright © Pobres Servos da Divina Providência.
    Direitos reservados, acesse a política de privacidade.