Pão em todas as mesas é o tema do XVIII Congresso Eucarístico Nacional
A Arquidiocese de Recife acolhe pela segunda vez o Congresso Eucarístico Nacional em sua 18ª edição, com o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (Cf. At 2,46).
Notícias
13.11.2022 07:45:00 | 3 minutos de leitura

No dia 11 de dezembro, ocorreu a santa Missa de abertura oficial às 18:00 no Centro de Convenções de Pernambuco. Antes porém foi realizada a Oração do Terço com a presença dos bispos na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador – Sé de Olinda.
O sábado, dia 12, foi marcado por diversas conferências, catequeses e oficinas. Houve tempo para visita as standers da Feira que ocorre simultaneamente com o Congresso. Vários expositores marcam presença mostrando seus produtos, mas também Congregações e outros institutos mostram a riqueza dos carismas na Igreja.
Na primeira conferência do dia, Dom Armando Bucciol falou sobre “Eucaristia e Mistérios Pascal: aspectos históricos e sistemáticos". Fez uma rápido panorama de elementos que influenciaram a liturgia da Igreja Católica e serviram de base para a constituição sobretudo da santa Missa: elementos da Páscoa Judaica sobretudo o Cordeiro Pascal imolado no Templo e os pães ázimos que marcavam o início das colheitas. Outro elemento foi a Páscoa de Cristo, dando novo sentido a Páscoa Judaica. Dom Armando ainda salientou o caminho feito pelas reformas e avanços que os Concílios realizaram, sobretudo o Concílio de Trento e o Concílio Ecumênico Vaticano II.
Uma das oficina foi ministrada por Dom Antonio Carlos Cruz dos Santos falando sobre "Espiritualidade Eucarística: entre piedade e escrúpulos". Reforçando os cuidados que precisamos ter para não esvaziar o verdadeiro sentido da celebração Eucarística, precisamos lembrar que a mesma é uma experiência de amor. Assim todos os fieis perseveram porque descobriram a essência e sentem-se envolvidos pelo amor de Deus.
Cardeal Antônio Augusto dos Santos Marto, enviado do Papa Francisco para o Congresso, falou sobre a Vida Religiosa Consagrada (VRC) que é chamada a seguir, amar e servir o Verbo. A VRC é chamada a ser: 1 - sinal de comunhão fraterna na Igreja, tendo como modelo da Santíssima Trindade; 2 – Sinal de fraternidade na Igreja, pois ela é dom de Deus na e para a Igreja; 3 – Manifestação do amor de Deus no mundo, pois é o amor que alimenta e motiva a Missão. A VRC tem um compromisso todo particular com a vida espiritual, sendo esta, o primeiro elemento do programa de vida pessoal e comunitário. Devemos ser casa e escola de Espiritualidade Evangélica, ou seja, viver e aprender e espiritualidade. A derrota que a VRC tem que lutar não é contra a falta de vocações, mas o esfriamento espiritual que tem como consequência, esfriamento do nosso coração e das relações fraternas. O Vinde e Vede de Jesus continua sendo ainda hoje a regra de ouro da Pastoral Vocacional. A alegria contagia e por si própria se torna a melhor forma de fazer “propaganda” vocacional. Como queremos atrair jovens para nós se vivemos tristes e sem fraternidade verdadeira? A fraternidade se constrói com uma intensa vida espiritual e a partilha dos sonhos, missão, alegrias, tristezas. Sempre iluminados pela Palavra de Deus.
Encerrando as conferências, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro falou sobre Aspectos Essenciais da Teologia Eucarística Católica. Retomando elementos trazidos pelo Cardeal Marto e outros conferencistas, a consagrada lembrou da importância de celebrarmos juntos, pois o Senhor nos uniu, nos chamou, nos forma e nos envia.
O dia seguiu com a Hora Mariana e com as celebrações nas Paróquias. À noite teve ainda o concerto “A grande missa nordestina" e a Vigília da Juventude.
Mais em Notícias
- No tempo de Deus - Pobres Servos assumem a Paróquia Santa Cruz de Nova MilanoAlém do Seminário e do Noviciado Nossa Senhora de Caravaggio, Congregação assume também uma Paróquia em Farroupilha/RS
06.02.2023 | 4 minutos de leitura
- Papa: a vida consagrada é árida se ‘nos servirmos’ em vez de ‘servir’Para viver bem a vocação o Papa sugere aos religiosos superar desafios como “a mediocridade espiritual, a comodidade mundana e a superficialidade...
03.02.2023 | 5 minutos de leitura
- Noviciado Nossa Senhora de Caravaggio completa 50 anosAo escrever aos noviços em 1934, São João Calábria dizia: "quando se ama a Deus, quando no coração se possui a sua paz, tudo é doce, tudo é al...
01.02.2023 | 7 minutos de leitura
- Um testemunho de féTrouxemos até você o testemunho de fé da Auxiliadora Carvalho, leiga calabriana, que mora em Marituba / Pará.
30.01.2023 | 3 minutos de leitura
- Papa: o matrimônio é um bem de valor extraordinário para todosFrancisco partilhou algumas reflexões sobre o matrimônio, "pois na Igreja e no mundo existe uma grande necessidade de redescobrir o significado e o ...
27.01.2023 | 4 minutos de leitura
- Maria, nossa confiançaDepois de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria é a mais poderosa advogada que possuímos lá no céu.
26.01.2023 | 2 minutos de leitura
- O Espírito Santo, primeiro dom concedido aos fiéisFoi o Espírito Santo que, da multidão de fiéis, constituiu a primeira comunidade e era um só coração e uma só alma;
24.01.2023 | 2 minutos de leitura
- Irmã Jandira foi reeleita ModeradoraComunicamos a toda Família Calabriana que a Irmã Jandira foi reeleita como Moderadora das Irmãs Missionárias dos Pobres.
20.01.2023 | 1 minutos de leitura
- Encerrados os três períodos de Exercícios EspirituaisCOMEÇAR foi o tema transversal dos três ciclos.
20.01.2023 | 2 minutos de leitura
- Mensagem à Família CalabrianaMensagem final da Assembleia das Delegações
12.01.2023 | 3 minutos de leitura