Narrar a Esperança: A Missão dos Comunicadores no Mundo Contemporâneo
A comunicação é uma missão que exige responsabilidade, coragem e compromisso com a verdade, promovendo a esperança e a reconciliação em um mundo marcado pela polarização e desinformação.
Artigos
06.02.2025 15:18:32 | 3 minutos de leitura

A comunicação, mais do que um ofício, é uma missão que carrega consigo a responsabilidade de moldar consciências, construir pontes e manter viva a esperança. Durante o Jubileu do Mundo da Comunicação, o Papa Francisco reforçou essa ideia, dirigindo-se aos jornalistas e comunicadores com um convite profundo: narrar a esperança.
Vivemos em tempos de polarização e desinformação, em que a verdade muitas vezes se mistura com a mentira. A comunicação livre, responsável e correta torna-se, assim, um dever essencial para preservar o conhecimento, a experiência e a virtude. Sem essa responsabilidade, a convivência civil se fragmenta e a fraternidade se torna uma ideia distante.
O Papa destaca que a profissão de jornalista não pode ser reduzida a um simples trabalho. Trata-se de uma vocação que exige coragem, pois comunicar não é apenas relatar fatos, mas oferecer um olhar que ilumine a realidade e desperte consciências. As palavras e imagens são instrumentos poderosos, mas, antes delas, está a capacidade de escutar e compreender, de dar voz aos invisíveis e de revelar a beleza do bem que ainda resiste.
Francisco nos recorda que a palavra "coragem" deriva do latim "cor", que significa coração. Ter coragem, portanto, é agir com o coração livre de corrupção e cheio de respeito pelo que é mais nobre na humanidade. A verdadeira liberdade está na escolha de comunicar com responsabilidade, promovendo a verdade e a dignidade, ao invés de disseminar divisões e falsidades.
A transformação de São Paulo, evocada pelo Papa, é um símbolo dessa mudança essencial. Paulo foi impactado pela luz de Cristo e por sua presença viva, e a comunicação também deve ser esse raio de luz que atinge os corações e leva à conversão. A forma de contar histórias pode mudar, mas a essência deve permanecer: comunicar para despertar consciências, assim como Cristo fez ao convidar seus primeiros discípulos a verem e experimentarem sua presença.
O Papa lança um desafio aos comunicadores: transformar a narração em um autêntico "hopetelling", ou seja, contar histórias que não apenas descrevam a realidade, mas que também ofereçam caminhos de esperança. Comunicar o mal é inevitável, mas deve-se sempre deixar aberta a possibilidade de redenção, de reconstrução e de renascimento.
A esperança não é uma ilusão, mas uma força que nos impulsiona a ver o que está por vir e a acreditar na possibilidade de um mundo melhor. Mesmo quando tudo parece perdido, existem sinais de bem que podem florescer. Como bons contadores de histórias, os jornalistas e comunicadores devem semear interrogações e apontar para as possibilidades de transformação.
Neste tempo jubilar, o Papa Francisco nos convida a comunicar com o coração, com responsabilidade e coragem. A comunicação tem o poder de moldar o mundo. Que seja, então, uma ferramenta para a esperança, para a reconciliação e para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Esse é o bom combate a que somos chamados: narrar a esperança, compartilhá-la e permitir que a realidade se encaminhe para o seu verdadeiro destino.
------
Este artigo foi escrito tendo como base o Discurso do Papa Francisco aos Jornalistas e Comunicadores Participantes no Jubileu do Mundo da Comunicação. Clique aqui para ler o discurso do Papa.
----
Acompanhe as Notícias da Delegação através do canal no WhatsApp!
Foto: Pe. Hermes José Novakoski
Mais em Artigos
Faróis de SantidadeRecordação da Páscoa de São João Calábria (1954) e do Ir. Francisco Perez (1937)04.12.2025 | 6 minutos de leitura
JPIC na Obra Calabriana: mentalidade, sensibilidade, práticaColóqui do Casante, Pe. Massimiliano Parrella25.11.2025 | 5 minutos de leitura
SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSONa cruz, Cristo revela o único reinado que salva: o poder do amor que se entrega e da misericórdia que transforma.21.11.2025 | 4 minutos de leitura
"Tu és a minha esperança": A Igreja, os Pobres e a Força que Transforma a HistóriaReflexões a partir da Homilia e da Mensagem do Papa Leão XIV no IX Dia Mundial dos Pobres – Jubileu dos Pobres16.11.2025 | 7 minutos de leitura
33º Domingo do Tempo ComumQuando tudo parece desmoronar, a fé perseverante se torna ponte segura entre o presente que vacila e a eternidade que não passa. ‘É permanecendo ...13.11.2025 | 5 minutos de leitura
Belém do Pará: Coração da Amazônia e Nova Morada do MundoBelém do Pará, coração da Amazônia, recorda ao mundo que cuidar da Terra é um ato de amor e esperança pela vida.08.11.2025 | 2 minutos de leitura
Estão se preparando dias melhoresÀ luz do pensamento profético de São João Calábria08.11.2025 | 4 minutos de leitura
Dedicação da Basílica do Latrão“Não são as pedras que tornam bela a Igreja, mas as almas que vivem na caridade.” (São João Crisóstomo)07.11.2025 | 4 minutos de leitura
Santa Missa: oração, silêncio e Ritos Iniciais“A Missa significa repercorrer o calvário, não é um espetáculo.” Papa Francisco03.11.2025 | 16 minutos de leitura
Educadores calabrianos: uma constelação de esperança!Quando educamos com amor e esperança, tornamo-nos estrelas que, unidas, formam uma constelação capaz de iluminar o mundo.31.10.2025 | 5 minutos de leitura