Pedagogia calabriana e protagonismo infantil enriquecem aprendizagem em nossas unidades
Quando se fala em protagonismo infantil, logo pensamos que as crianças são agentes importantes da sociedade e capazes de transformar tudo à sua volta, tornando-se pertencentes a quaisquer ambientes que estejam inseridos.
05.11.2021 10:40:22 | 2 minutos de leitura

As escolas infantis da Rede Calábria, ligadas ao Instituto
Pobres Servos, proporcionam uma educação voltada para o protagonismo, ou seja,
o que almejamos vislumbrar nas relações das crianças entre seus pares, na
relação com os adultos e na própria individualidade de cada um. Sendo assim, é
promovido o desenvolvimento do autoconhecimento e a autoestima, estimulando a
empatia e o respeito às diferenças, além da proatividade e habilidades sociais
e interpessoais.
Dentro de tantos benefícios que o protagonismo traz, ficam
em destaque a escuta ativa, atenção às curiosidades que as crianças trazem,
espaços que educam, ambientes acolhedores, relação entre os pares e as
aprendizagens que as crianças constroem através das significativas experiências
vivenciadas.
De que maneira
podemos contribuir para que esse protagonismo das crianças de fato aconteça?
Formando cidadãos independentes e capazes de se posicionarem perante às diversas situações da vida. Desta forma a criança deixa de ser apenas quem recebe as regras prontas e passa a contribuir e construir independentemente da sua idade, os valores para uma sociedade melhor e mais igualitária. Neste sentido, é realizado com as crianças um trabalho com princípios, e valores da Pedagogia Calabriana, que norteiam as ações e propostas desenvolvidas.
O educador calabriano, inserido em uma pedagogia de
acolhimento e amor ao próximo, precisa estar em uma contínua interação com o
educando e a sua família, em uma ação educativa com atitudes concretas e
cativantes: fala simples, comportamento fraterno e justo. O adulto referência
nessa relação, não é um depositor que impõe algo, mas alguém que ajuda a
impulsionar para vida.
A escola não é vista apenas como uma escola, mas, sim, como
uma casa onde os que por ela transitam são membros de uma mesma família, um espaço
que possibilita a relação com outros saberes. Construindo, assim, uma educação
sem espírito de inveja ou competição, exigindo uma presença contínua do
educador, em um processo de fazer e de agir para o bem.
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