Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade
ACEITAR E FECHAR
 
  •  
     

    DOM IONILTON EM MENSAGEM ÀS LEIGAS E LEIGOS: CONTAMOS MUITO COM SUA PRESENÇA E ATUAÇÃO

    Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da prelazia de Itacoatiara e referencial do laicato no regional Norte 1 da CNBB, enviou através de um vídeo uma mensagem aos leigos e leigas, por motivo do quarto domingo do mês de agosto, que inicia a Semana da Vocação Laical.

    25.08.2021 | 2 minutos de leitura

    DOM IONILTON EM MENSAGEM ÀS LEIGAS E LEIGOS: CONTAMOS MUITO COM SUA PRESENÇA E ATUAÇÃO

    Sua mensagem se centrou no Documento de Aparecida e Querida Amazônia, colocando alguns elementos importantes na vida do laicato. Citando o número 209 do Documento de Aparecida, disse que “os fiéis leigos são ‘os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei’”, e junto com isso, tendo como referência o número 210, disse que “sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho”.

    Seguindo o número 211 de Aparecida, o bispo referencial do laicato no regional Norte 1 lembrou que “os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização”. Finalmente, dom Ionilton lembrou que a V Conferencia Geral do Episcopado Latinoamericano nos diz no número 212 do seu documento conclusivo que “para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para darem testemunho de Cristo e dos valores do Reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultural”.

    O papel do laicato também é destacado na Querida Amazônia. Na Exortação Pós Sinodal do Sínodo para a Amazônia, no número 94, “o Papa Francisco fala da presença estável de responsáveis leigos, maduros e dotados de autoridade, e depois diz que é necessário se permitir o desenvolvimento de uma cultura eclesial própria, marcadamente laical e de um incisivo protagonismo dos leigos”, segundo o bispo da Prelazia de Itacoatiara.

    O bispo referencial do laicato no regional Norte 1 da encerrou sua mensagem parabenizando as leigas e leigos, insistindo em que “contamos muito com sua presença e atuação”, e junto com isso que “agradecemos muito a Deus sua vida, sua vocação e sua missão, especialmente aqui no nosso regional”.

     

    Copyright © Pobres Servos da Divina Providência.
    Direitos reservados, acesse a política de privacidade.