Declaração de Istiqlal: Promovendo a Harmonia Religiosa para o Bem da Humanidade
A Declaração de Istiqlal também destaca a importância crescente do diálogo inter-religioso, apontando-o como uma ferramenta essencial para a resolução de conflitos, tanto a nível local quanto internacional, especialmente aqueles motivados pelo mau uso da religião.
Igreja
11.09.2024 11:37:30 | 3 minutos de leitura

No histórico encontro inter-religioso realizado na Mesquita Istiqlal, em Jacarta, o Papa Francisco e o Grande Imã, professor Nasaruddin Umar, uniram-se para assinar uma declaração conjunta, reafirmando o compromisso de crentes de todas as religiões na luta contra a violência e no fortalecimento do papel das religiões na promoção da paz e da harmonia mundial.
A Declaração de Istiqlal 2024 emerge como uma resposta urgente às duas grandes crises que ameaçam a humanidade hoje: a desumanização e as mudanças climáticas. Este ponto foi central no documento, que lamenta a forma como a religião, muitas vezes, tem sido utilizada de maneira errônea, provocando sofrimento e alimentando conflitos. Ao contrário, a Declaração afirma que as religiões devem atuar na promoção e salvaguarda da dignidade humana e não serem instrumentos de divisão.
Além disso, o documento denuncia o abuso da criação divina, destacando a destruição da "nossa casa comum", que tem levado a consequências devastadoras como desastres naturais e o agravamento do aquecimento global, tornando a crise ambiental um obstáculo à coexistência pacífica entre os povos.
Resposta das Religiões às Crises Modernas
A Declaração conjunta apresenta sugestões sobre como as religiões podem responder, por meio de um compromisso comum, às crises contemporâneas. Uma dessas contribuições é inspirada no princípio filosófico indonésio de Pancasila, que promove a paz e o bem comum através do respeito e da dignidade humana. O Papa Francisco e o Grande Imã salientam que os valores religiosos devem ser direcionados para a promoção de uma cultura de respeito, compaixão, reconciliação e solidariedade fraterna, visando superar tanto a desumanização quanto a destruição ambiental.
O Diálogo Inter-religioso como Ferramenta de Paz
A Declaração de Istiqlal também destaca a importância crescente do diálogo inter-religioso, apontando-o como uma ferramenta essencial para a resolução de conflitos, tanto a nível local quanto internacional, especialmente aqueles motivados pelo mau uso da religião. O documento encerra com um apelo às pessoas de boa vontade em todo o mundo, pedindo o cuidado da integridade do ecossistema, para que os recursos da Terra possam ser preservados e transmitidos às futuras gerações.
Este gesto simbólico de cooperação entre as religiões é um marco para a promoção de uma cultura global de paz e cuidado com a criação, uma mensagem clara de que as religiões, longe de serem causas de conflito, devem ser agentes de transformação positiva para o bem comum da humanidade.
-----
Com informações do Vatican News.
Mais em Igreja
- Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o XXXIII Dia Mundial do Doente"Detenhamo-nos, pois, por momentos, a refletir sobre a presença de Deus junto dos que sofrem, particularmente nos três aspetos que a caracterizam: o...
27.01.2025 | 7 minutos de leitura
- Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o LIX Dia Mundial das Comunicações Sociais"Sede mansos e nunca esqueçais o rosto do outro; falai ao coração das mulheres e dos homens ao serviço de quem desempenhais o vosso trabalho."
27.01.2025 | 9 minutos de leitura
- Jubileu do Mundo da Comunicação - Discurso do Papa Francisco"Estou feliz com este Jubileu dos comunicadores. O vosso é um trabalho que edifica: constrói a sociedade, constrói a Igreja, leva todos a progredir...
27.01.2025 | 10 minutos de leitura
- "Perdoa-nos as nossas ofensas, conceda-nos a tua paz" – Mensagem do Papa Francisco para o LVIII Dia Mundial da PazPapa Francisco destaca perdão, justiça e solidariedade como caminhos para a paz no LVIII Dia Mundial da Paz.
28.12.2024 | 15 minutos de leitura
- Papa Francisco lança nova Encíclica “Amou-nos”: Um Chamado ao Coração de Cristo e à Missão de AmorO Papa Francisco lançou sua quarta Encíclica, intitulada “Dilexit nos” (ou “Amou-nos”), que reflete profundamente sobre o Sagrado Coração ...
24.10.2024 | 5 minutos de leitura
- Papa: diante do descarte e solidão na velhice, coragem em não abandonar os idososMENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O IV DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS
19.07.2024 | 10 minutos de leitura
- Mensagem do Parpa Francisco para o VII dia Mundial dos PobresA oração do pobre eleva-se até Deus (cf. Sir 21, 5)
14.06.2024 | 11 minutos de leitura
- Spes non confunditDeixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, consentindo-lhe que, por nosso intermédio, se torne contagiosa para quantos a desejam.
09.05.2024 | 41 minutos de leitura
- Em direção ao JubileuO Papa Francisco desejando ajudar todos os cristãos a se prepararem para o Jubileu 2025, dedicou os dois anos que precedem o Jubileu à redescoberta ...
02.05.2024 | 3 minutos de leitura
- Sinais do JubileuContinuamos aprofundando sobre o Jubileu
26.04.2024 | 9 minutos de leitura