Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. 
 
No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.
 
No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
 
Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17,21).
 
Nesta semana como Igreja e como Família calabriana, na graça e na espera do Espírito Santo que vem sobre nós, unamo-nos em Oração pela Unidade dos Cristãos. Pe. Calábria dizia, "o verdadeiro cristão, todavia, não se preocupa somente consigo. Ele lança os eu olhar também sobre os outro, vendo em todos filhos de Deus e irmãos em Cristo. Ele reza por todos, para que se cumpra o desejo de Jesus: "Que haja um só rebanho, sob um só pastor"