Família Calabriana ganha novos Irmãos Externos em São Luis-MA

Família Calabriana ganha novos Irmãos Externos em São Luis-MA
Família Calabriana ganha novos Irmãos Externos em São Luis-MA
Irmãos Externos no Brasil ganharam novos membros. No ultimo dia 08/12, em São Luis-MA, Pe. Gilberto Bertolini, PSDP, Delegado dos Pobres Servos no Brasil, acolheu as promessas de 11 leigos calabrianos. Abaixo a matéria que eles escreveram para nosso site.
 
A Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, que foi fundada por São João Calábria, está em festa neste dia 08 de Dezembro, dia dedicado a Imaculada Conceição de Maria. Na manhã deste dia, a Congregação emitiu as Promessas de Irmãos e Irmãs Externos, a um grupo de 11 leigos Calabrianos, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e São João Calábria. A Santa Missa que marcou este momento especial, foi realizada na Matriz da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, sendo presidida pelo Pe. Gilberto Bertolini, delegado da Congregação dos Pobres Servos no Brasil, e concelebrada pelo, Pe. Paulo Palaoro e Pe. Marcos Antônio, pároco e vigário da Mãe da Divina Providência. 
 
A "Família dos Irmãos Externos" que estava na mente do Pe. Calábria desde 1932 (Diário de 10 de fevereiro e 07 de maio de 1932), nasceu oficialmente com seu próprio Estatuto em 08 de outubro de 1944. O mesmo foi modificado pelo próprio Pe. Calábria em 1946. Hoje mais do que no tempo do Pe. Calábria, os leigos são uma expressão de grande importância na Obra, na Igreja e no mundo em geral. Os Irmãos/ãs Externos são uma realidade direta iniciada pela intuição do fundador. São pessoas que na sua vocação e missão ordinária na vida optam por pautar seus passos pelo Evangelho de modo particular dentro do prisma da espiritualidade Calabriana. Lá na sua família, no trabalho, na sociedade são chamados a ser fermento na massa, silenciosamente, como o fermento mas numa ação que se faz sentir, que se manifesta, que faz levedar a massa. Emitiram as promessas nesta manhã:
 
A finalidade dos Irmãos e Irmãs Externos é viver o espírito puro e genuíno da Obra no âmbito da sua atividade, de acordo com as condições de seu estado, inspirando-se e conformando-se ao seu grande programa: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
 
No Brasil a família dos Irmãos e das Irmãs externos teve origem na solenidade de Pentecostes de 1989, reunindo membros de Porto Alegre-RS e de Farroupilha-RS. Ao final da celebração foi lida uma mensagem do Pe. Manuel Oliveira, que foi quem iniciou e formou este grupo em preparação a este momento. Quem também fez questão de deixar uma mensagem que foi ouvida em aúdio, foi o Pe. Miguel Tofful, Superior Geral da Congregação. Que a exemplo de Nossa Senhora, a Dona da Obra como Pe. Calábria a chamava, possamos ter a mesma coragem, para responder "sim" continuamente a vontade do Senhor.