Padre Jailton de Oliveira Lino é nomeado Bispo

Padre Jailton de Oliveira Lino é nomeado Bispo
Padre Jailton de Oliveira Lino é nomeado Bispo

Recebemos com muita alegria que nesta manhã, o Papa Francisco, nomeou o nosso irmão, Padre Jailton de Oliveira Lino, PSDP, que atualmente estava em missão como Ecônomo de nossa Delegação, em Porto Alegre-RS, Bispo da nossa Igreja. Ele assumirá a Diocese de Teixeira de Freitas-BA. 

 

"Os bispos são os sucessores dos apóstolos, recebendo com a ordenação episcopal a missão de
santificar, ensinar e governar, o povo a ele confiado!"

.

Histórico

Jailton de Oliveira Lino, nasceu aos  28 de janeiro de 1965, em Feira de Santana ? Bahia. Filho de José Pereira Lino (in memoriam) e Severina de Oliveira Lino (in memoriam), ingressou na Congregação do Pobres Servos da Divina Providência em 1980 na cidade de Porto Alegre/RS, fazendo sua primeira profissão religiosa no ano de 1985 na cidade de Farroupilha/RS.
 
Professou solenemente os votos perpétuos em 1988 na cidade de Farroupilha/RS e foi ordenado diácono em 09 de julho de 1988, na cidade de Porto Alegre-RS, pelas mãos de D. Tadeu Gomes Canellas. Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana/BA, pelas mãos de D. Silvério Albuquerque.
 
Formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e em Psicologia pela UNISINOS. Tem Pós-Graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento de Jovens e Adolescentes e MBA em Gestão Hospitalar
 
Exerceu em boa parte da sua vida, atividades no setor Formação da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, sendo formador nas etapas iniciais, aspirantado e Postulado. Foi Mestre dos Noviços de 2006 a 2008 e no setor de Gestão, acompanhando diretamente as atividades da Delegação.
 
Exerceu o cargo de vice-provincial de 2003 a 2008 e foi Delegado Provincial de 2008 a 2014. Atualmente, estava exercendo o serviço de Ecônomo e Conselheiro da Delegação Nossa Senhora Aparecida.
 
Agradecemos a Deus Pai Providente pelo trabalho desenvolvido pelo Padre Jailton em nossa Congregação e que o Espírito Santo possa conduzi-lo em sua nova missão como pastor da Diocese de Teixeira de Freitas/Ba.
 

Mensagem da CNBB pela nomeação do Pe. Jailton de Oliveira Lino, PSDP

 
Saudação da CNBB ao padre Pe. Jailton de Oliveira Lino
 
Brasília, 15 de novembro de 2017
 
Prezado Irmão, Pe. Jailton de Oliveira Lino.
 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria sua nomeação como bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas (BA) e manifesta sua gratidão ao Papa Francisco que envia pastores para nossas Igrejas Particulares.
 
A boa formação científica e atuação no campo da formação dos membros de sua congregação religiosa o ajudarão no serviço episcopal ao Povo de Deus. O ministério episcopal é exigente, mas não lhe faltarão as forças de Deus e a comunhão com os irmãos bispos.
 
Oferecemos, a título de boas-vindas, uma palavra do Papa Francisco. Escolhemos um trecho de uma homilia que ele fez durante com bispos da Conferência Episcopal Italiana, em 23 de maio de 2013: ?ser Pastor significa acreditar cada dia na graça e na força que nos vem do Senhor, não obstante a nossa debilidade, e assumir até ao fundo a responsabilidade de caminhar diante da grei, livres de pesos que impedem a sadia disponibilidade apostólica, e sem hesitações na orientação, para tornar reconhecível a nossa voz, quer por quantos abraçaram a fé, quer por aqueles que ainda ?não são deste aprisco? (Jo 10, 16): somos chamados a fazer nosso o sonho de Deus, cuja casa não conhece exclusão de pessoas ou de povos [?]. Por isso, ser Pastor quer dizer também dispor-se a caminhar no meio e atrás do rebanho: ser capaz de ouvir a narração silenciosa de quantos sofrem e de acompanhar o passo de quem tem medo de vacilar; atento a levantar-se de novo, a acalentar e a infundir esperança?.
 
A luz e a força do Espírito Santo conduzam seu trabalho em Teixeira de Freitas/Caravelas e seu ministério seja fecundo e libertador.
 
Em Cristo,
 
 
 
Dom Leonardo Steiner
 
Bispo Auxiliar de Brasília
 
Secretário-Geral da CNBB