XIV Encontro Gestores Calabriano - 2017

XIV Encontro Gestores Calabriano - 2017
XIV Encontro Gestores Calabriano - 2017

No dia 19 de outubro, ocorreu o primeiro dia do encontro dos gestores Calabrianos, das diversas atividades sociais, de formação religiosa e paroquiais realizada pelos Pobres Servos da Divina Providência no Brasil.

O encontro teve como tema Igreja e Gestão dos Bens ? Gestão sustentável e carisma na Organização Calabriana: revendo e ampliando e como frase norteadora ? O ser humano é o protagonista, o centro e o fim de toda vida econômico ? socila? ( Gs 63).

A acolhida inicial foi realizada pelo Ir. Cleber Monegat, Pe. Ricardo Silva, Ir. EliSeu Sauthier, Ir. Juliano Teixeira e Gustavo Gobbo que motivaram a oração e animação com cantos calabrianos.

Don Jaime Kohl, Bispo da Arquidiocese de Osório-RS, realizou a primeira palestra iluminando a prática: A Encíclica Laudato Si e a dimensão do cuidado. Don Jaime enfatizou a responsabilidade que os seres humanos devem ter em manter uma consciência ecológica e linhas de ação para reduzir os danos ao planeta, pois é a casa comum.

Ir. Rosane Ghedim, presidente da rede de saúde Santa Marcelina, em São Paulo, conduziu a explanação sobre o tema  "Terceiro Setor e os desafios do momento". Ir. Rosane apresentou todas as atividades realizadas no complexo Santa Marcelina que compreende alguns hospitais, faculdade na área da saúde, unidades básicas de saúde. Relatou todo o histórico de quando assumiu o compromisso de realizar uma gestão compartilhada e com núcleos de especializações por unidades de trabalho. Também compartilhou as dificuldades do processo e a crise financeira que vivenciou no hospital.

Segundo Ir. Rosane, uma boa gestão está atrelada ao conhecimento e a dedicação de controlar os indicadores e índices de desempenho citou quatro desafios do terceiro setor ( acountability, sustentabilidade, qualidade e articulação institucional), relatou a importância da mudança na legislação do código civil e da lei que refere-se ao Marco Regulatório ? 13.019 e comentou que ? A gestão é feita por todas as pessoas da organização e tem que considerar todos os participantes do processo? e enfatizou que "As nossas instituições não existem para nós, mas para aqueles que mais precisam, os mais necessitados e essa á a nossa missão?.

No final do dia, ocorreu as Oficinas de Boas Práticas de Gestão Sustentável, sendo: 1- Na área da saúde: Experiência do Hospital Santa Marcelina ? São Paulo/SO; 2- Na área Social: Atuação do Centro de Educação profissional São João Calábria ? Porto Alegre/RS; 3- Na pastoral paroquial: Paróquia Santo Antônio de Alvorada/RS; 4- área vocacional: Experiência da Província Marista do Rio Grande do Sul; 5-O trabalho da UMMI ? União Médica Missionária Italiana ? Verona/Itália.

Você pode acompanhar o XIV Encontro de Gestores Calabrianos pelo nosso canal no youtube, em que está sendo transmitido ao vivo.