Loading color scheme

Morre Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, Bispo Emérito de Benguela Angola.

Notícias

A Diocese de Benguela confirmou o falecimento de Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, Bispo Emérito de Benguela – Angola, aos 89 anos de idade, ocorrido na terça-feira, 26 de maio, no Hospital Geral da província.

Dom Óscar foi quem acolheu os Pobres Servos da Divina Providência quando chegaram em missão na Angola, tendo cultivado sempre uma relação de amizade fraterna para com as Irmãs e Irmãos Pobres Servos.

O Bispo Chegou em Benguela no ano de 1975, onde permaneceu durante 33 anos à frente da Diocese. Durante o seu Ministério ordenou mais de 300 Sacerdotes e três bispos, nomeadamente, Dom Mário Lukunde, da Diocese do Cuando Cubango, Dom José Nambi, da Diocese do Bié e Dom Emílio Sumbelelo, da Diocese do Uíge.

 

Perfil

Óscar Lino Lopes Fernandes Braga nasceu na província de Malanje, a 30 de setembro de 1931. Entrou para o seminário já com o ensino superior e ordenou-se padre em 1964, sendo que dez anos depois foi ordenado Bispo (1974), em Malanje.

Em 1975, assumiu a Diocese de Benguela até 2008, altura em que foi substituído por Dom Eugénio Dal Corso, Pobre Servo da Divina Providência, hoje Cardeal.

FOTO: Diocese de Benguela< Jubileu 50 anos de Dom óscar Braga