Assembleia pré-capitular da Família Calabriana

A Assembleia Pré-Capitular da Família Calabriana realizada nos dias 10 e 11 de janeiro no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha - RS, reuniu Religiosos, Religiosas e Leigos calabrianos.

Os trabalhos iniciaram com a convocação do Superior Geral, Pe. Miguel Tofful, em 28 de abril de 2019. A partir desta data todas as Delegações organizaram uma comissão com o objetivo de escutar todos que participam da missão calabriana no mundo. No Brasil foi disponibilizado um questionário online onde obtivemos uma ampla participação.

Participaram da Assembleia: os membros do Conselho da Delegação; Capitulares (Religiosos e Leigos que participarão do Capítulo); Coordenadores dos Regionais e dos Setores; Representantes das atividades realizadas pela Congregação no Brasil. Os 39 presentes tiveram a oportunidade de refletir sobre os temas a serem enviados pela Delegação Nossa Senhora Aparecida como contribuição ao Capítulo que acontecerá a partir de abril na Itália.

A Assembleia iniciou com a acolhida dos participantes mostrando a importância do trabalho que a ser feito. Seguiu com um momento de oração preparado e conduzido pela Comissão. A reflexão bíblica sobre o tema do Capítulo "a profecia da comunhão" foi realizada pelo Ir. Gilnei Bampi.

Durante a abertura da Assembleia, Padre Gilberto Bertolini, Delegado, relembrou que há 12 anos acontecia o primeiro Capítulo Geral fora da Itália, nesta mesma sala do Seminário de Farroupilha. Era o X Capítulo que elegeu o atual Casante, Padre Miguel Tofful. Agradeceu a presença de todos que prontamente se dispuseram em participar, mostrando a importância deste caminho que está sendo feito rumo ao Capítulo.

O Superior Geral, Padre Miguel Tofful, falou sobre o modo como foi pensado o percurso do Capítulo. Toda a Obra Calabriana é convidada a caminhar juntos, de maneira colegiada e sinodal. "O Capítulo é um momento de graça para uma Congregação, mas não somente para os religiosos, mas para todos que fazem parte da Família Calabriana", destacou ele.

Posteriormente, foram divididos em grupos de trabalho, para refletir sobre as temáticas. Cada grupo levou duas preposições de cada tema para serem apresentadas e debatidas no momento da plenária. Lidas e feitas as considerações, todos os temas foram aprovados pelos participantes da Assembleia.

A Comissão da Delegação redigirá o documento final a ser encaminhado para a Comissão Geral que reunirá todos os trabalhos feitos pelas Delegações do mundo e assim elaborar o "Instrumentum Laboris" do XII Capítulo Geral.

Além do Casante, Padre Miguel Tofful, participaram a vigária geral das Pobres Servas, Ir. Maria Rosa; a Delegada, Irmã Beatriz Paulin, o Delegado no Brasil, Padre Gilberto Bertolini e a Representante das Irmãs Missionárias dos Pobres, Irmã Antônia de Bona.

Agradecemos a oração de todos que nos acompanharam nestes dias.