A Festa de Corpus Christi

A festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.

"Eu sou o pão vivo, descido dos céus; quem comer deste pão, viverá para sempre." Jo 6, 51.

 

A celebração de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa, ou na quinta-feira,  depois do Domingo da Santíssima Trindade, em memória à Quinta- Feira Santa, quando Jesus instituiu na Última Ceia o Sacramento da Eucaristia. Durante esta Festa são celebradas missas solenes e os cristãos confeccionam o famoso Tapete de Corpus Christi, para passagem da procissão que é conduzida geralmente pelo bispo, ou pároco da Igreja.

Nosso pai fundador São João Calábria, já  expressava em seus escritos esse grandioso mistério de fé que é a Eucaristia: "Nosso tesouro deve ser Jesus na Eucaristia. Não é do ambiente, nem das proteções humanas, nem da estima dos homens que virá para nós a ajuda e a força e, sim, de Jesus Eucaristico". 

A Eucaristia é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos de Jesus por nós. Mesmo separando seu Corpo e seu Corpo e seu Sangue, Jesus se conserva por inteiro em cada uma das espécies. E pela Eucaristia, especialmente pelo Pão, sinal do alimento que fortifica a alma, que tomamos parte na nossa na vida divina, nos unindo a Jesus e, por Ele, ao Pai, no amor do Espírito Santo. Essa antecipação da vida aqui na terra mostra-nos claramente a vida que recebemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade.